20 de 23 contratos de longo prazo foram alocados no modelo de autoprodução de energia no mercado livre.
A energia solar e eólica têm se destacado cada vez mais como fontes de energia limpa e sustentável. De acordo com um estudo da consultoria Cela (Clean Energy Latin America), o volume de contratos de longo prazo de energia solar e eólica no Ambiente de Contratação Livre (ACL) em 2023 foi impulsionado pelos projetos de autoprodução.
Esses projetos de autoprodução têm atraído grande interesse, com 20 dos 23 acordos de longo prazo celebrados no último ano sendo alocados no modelo de autoprodução de energia no ACL. Essa modalidade permite que grandes consumidores de energia contratem diretamente a eletricidade de uma usina construída para atender sua demanda, garantindo assim um suprimento estável e previsível a longo prazo. Além disso, os contratos de longo prazo promovem a segurança energética e a sustentabilidade, beneficiando tanto os consumidores finais quanto o meio ambiente.
Expansão do mercado de energia solar e eólica
Nos últimos dois anos, temos observado uma crescente aposta no mercado livre em projetos de autoprodução, o que tem impulsionado o aumento dos Power Purchase Agreements (PPAs) de energia solar e eólica ao longo do ano de 2023. A CEO da CELA, Camila Ramos, ressalta que houve um avanço significativo no modelo de negócios de arrendamento de usinas.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- IMPOSTOS! Medida do Governo Lula pode colapsar o mercado de energia solar ou ser a salvação para o setor no Brasil? Descubra o impacto
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Apesar da diminuição no número total de contratos, caindo de 27 em 2022 para 23 em 2023, o volume de energia contratada aumentou em impressionantes 63%.
O estudo revela que os PPAs celebrados em 2023 equivalem a 969 megawatts médios (MWmédios) contratados, um grande salto em relação aos 594 MWmédios registrados em 2022.
O volume financiado por instituições financeiras atingiu a marca de R$ 5,4 bilhões.
Expansão do mercado de energia solar e eólica
Desde a primeira edição do relatório da CELA, em 2013, foram mapeados 140 PPAs de energia solar e eólica de longo prazo no Ambiente de Contratação Livre (ACL), representando uma capacidade instalada de 14,3 gigawatts (GW). O acumulado desses contratos equivale a 4.147 MWmédios, sendo 2.431 MWmédios de energia solar e outros 1.717 MWmédios de energia eólica.
- Leia também: Big techs lideraram compra de energia limpa em 2022
Fonte: EPBR