1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Potencial da energia solar pode contribuir para o desenvolvimento da Amazônia
Tempo de leitura 3 min de leitura

Potencial da energia solar pode contribuir para o desenvolvimento da Amazônia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/09/2020 às 11:05
energia solar - Amazônia - amazonas
Placas de energia solar em floresta da Amazônia

Um levantamento feito pela da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) mostrou que, apesar da Amazônia possuir potencial para a geração de energia solar, essa fonte de energia renovável ainda não é explorada como poderia ser

Compreender os impulsionadores políticos e econômicos do planejamento da energia solar na Amazônia brasileira é fundamental, uma vez que a floresta está cada vez mais vulnerável à destruição e aumento da pobreza relacionado.

Leia também

Muitas regiões da Amazônia passam o período da noite no escuro total, isso porque a energia não chega até estes locais, muitos acabam optando pela única solução que possuem: os geradores à base de combustíveis que duram poucas horas. A partir desta dificuldade, uma ONG vem desenvolvendo um projeto para levar a energia solar à Amazônia.

Falta incentivo para implantar energia solar na Amazônia

Segundo o levantamento da Absolar, a Amazônia é um dos locais  que menos investe em energia no Brasil. Atualmente, o País produz  124,7 megawatts (mW), enquanto o Amazônia tem potência de apenas 0,055 mW, o que representa 0,04% da geração de energia distribuída em todo o País.

“A Amazônia ainda não desenvolveu o sistema, ficando muito abaixo do potencial que possui. Para termos uma ideia, o Brasil possui um dos melhores níveis de radiação solar na atmosfera. Então, esse recurso poderia ser melhor aproveitado”, destacou o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia. 

Ainda segundo ele, na região Norte, o Amazonas é o 5º em geração de energia renovável, ficando atrás dos estados de Rondônia, Tocantins, Pará e Amapá. Roraima é o único que ainda não possui nenhum sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

Convênio do ICMS pode reduzir custos da tarifa na energia solar

Para o engenheiro eletricista Pedro Saragoussi, da empresa STP Green, outra questão que precisa ser discutida é a carga tributária incidente nas contas de energia.  

Como o Amazonas que é uma região próxima  não assinou o convênio da Aneel que isenta o ICMS para quem produz energia solar, os descontos nas faturas do clientes que possuem sistemas solares interligados à rede de distribuição são menores se comparados com outros estados.

“Isso significa, na prática, que sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica no Estado possuem um retorno de investimento aproximadamente 20% menor se comparados a sistemas instalados nestes outros 21 estados e no Distrito Federal. É muito importante que a população amazonense  se mobilize e exerça pressão nos governantes para que tal isenção fiscal seja aprovada”, afirmou Pedro Saragoussi.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos