1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto do Rio de Janeiro realizará obras de dragagem para receber navios de 366 metros da classe New Panamax
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto do Rio de Janeiro realizará obras de dragagem para receber navios de 366 metros da classe New Panamax

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 25/03/2023 às 10:44
navios - new panamax - américa latina - porto - suapé - pernambuco
Navio classe New Panamax – / Fonte: Reprodução – Google

O investimento de licitação para este projeto no porto do Rio de Janeiro está fixado em R$ 161.367.864,97

A PortosRio emitiu edital de licitação (RFP) no dia 22 de março (quarta-feira) com o objetivo de contratar empresa qualificada para realizar operações de dragagem e alargamento o canal de acesso ao Porto do Rio de Janeiro. Isso também reforça que em uma eventual retomada da indústria naval, milhares de pessoas serão empregadas em postos de exploração de óleo e gás, segundo representante da Petrobras.

O objetivo da Capitania dos Portos é possibilitar a atracação de navios da classe New Panamax, com comprimento de casco (LOA) igual ou inferior a 366 metros.

Após eventual retomada da indústria naval, milhares de pessoas serão empregadas em postos de exploração de óleo e gás, segundo representante da Petrobras

O que justifica estas obras e investimentos do Porto do Rio de Janeiro

Esta é a principal obra da PortosRio até agora por dois motivos: é uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Capitania dos Portos com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos terminais cariocas de contêineres no Porto do Rio de Janeiro, de acordo com o diretor-presidente interino Jean Paulo Castro e Silva.

A contratação reflete o empenho da empresa em aumentar a geração de caixa e reinvesti-la em melhorias e expansão da infraestrutura, impulsionando as economias regionais e nacionais. Essas são ideias que também vão de encontro com o que o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que reforçou intenção de novos investimentos na indústria naval brasileira para a construção de navios de apoio.

De acordo com Leandro Lima, Superintendente de Porto Gestão para Rio de Janeiro e Niterói, essa dragagem faz parte de um portfólio de projetos da Capitania dos Portos, com foco em garantir melhores condições de infraestrutura aos usuários do porto e, consequentemente, possibilitar a redução dos custos da operação portuária e da cadeia logística como um todo.

Com essas melhorias, o Porto do Rio de Janeiro será capaz de acomodar os maiores navios porta-contêineres destinados à América do Sul, abrindo novas oportunidades para o comércio no Brasil.

Investimentos e edital da licitação para esta obra no Porto do Rio de Janeiro

Pela escala do projeto, o volume projetado a ser dragado é de cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos, disse Roberto Catalo, superintendente de Engenharia da PortosRio. O lance vencedor será determinado pelo menor preço total de R$ 161.367.864,97.

O escopo dos trabalhos licitados compreende não só a dragagem de aprofundamento, mas também o desenvolvimento dos projetos fundamental e executivo, do projeto de sinalização e balizamento e de quaisquer serviços e atividades auxiliares que sejam necessários à execução da obra.

Você pode consultar o Edital de Licitação e seus anexos em https://www.portosrio.gov.br/pt-br/node/2543 no site da PortosRio.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos