O investimento de licitação para este projeto no porto do Rio de Janeiro está fixado em R$ 161.367.864,97
A PortosRio emitiu edital de licitação (RFP) no dia 22 de março (quarta-feira) com o objetivo de contratar empresa qualificada para realizar operações de dragagem e alargamento o canal de acesso ao Porto do Rio de Janeiro. Isso também reforça que em uma eventual retomada da indústria naval, milhares de pessoas serão empregadas em postos de exploração de óleo e gás, segundo representante da Petrobras.
O objetivo da Capitania dos Portos é possibilitar a atracação de navios da classe New Panamax, com comprimento de casco (LOA) igual ou inferior a 366 metros.
Após eventual retomada da indústria naval, milhares de pessoas serão empregadas em postos de exploração de óleo e gás, segundo representante da Petrobras
- A maior descoberta de jazida de ouro do mundo, é no Brasil: foram extraídos mais de 35 toneladas de ouro e produziu quase a metade de todo este mineral no planeta
- Cientistas revelam o mineral mais forte do planeta: 58 % mais duro que o diamante, promete revolucionar no mundo as brocas de perfuração de poços de petróleo
- ArcelorMittal investe R$ 2 bilhões e transforma estado em POLO DO AÇO avançado com nova fábrica e 350 novos empregos
- Elon Musk aposta bilhões no ‘ouro branco’ brasileiro! Mega Projeto promete revolucionar o mercado e transformar o Brasil na maior potência econômica da América com novo petróleo do século XXI!
O que justifica estas obras e investimentos do Porto do Rio de Janeiro
Esta é a principal obra da PortosRio até agora por dois motivos: é uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Capitania dos Portos com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos terminais cariocas de contêineres no Porto do Rio de Janeiro, de acordo com o diretor-presidente interino Jean Paulo Castro e Silva.
A contratação reflete o empenho da empresa em aumentar a geração de caixa e reinvesti-la em melhorias e expansão da infraestrutura, impulsionando as economias regionais e nacionais. Essas são ideias que também vão de encontro com o que o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que reforçou intenção de novos investimentos na indústria naval brasileira para a construção de navios de apoio.
De acordo com Leandro Lima, Superintendente de Porto Gestão para Rio de Janeiro e Niterói, essa dragagem faz parte de um portfólio de projetos da Capitania dos Portos, com foco em garantir melhores condições de infraestrutura aos usuários do porto e, consequentemente, possibilitar a redução dos custos da operação portuária e da cadeia logística como um todo.
Com essas melhorias, o Porto do Rio de Janeiro será capaz de acomodar os maiores navios porta-contêineres destinados à América do Sul, abrindo novas oportunidades para o comércio no Brasil.
Investimentos e edital da licitação para esta obra no Porto do Rio de Janeiro
Pela escala do projeto, o volume projetado a ser dragado é de cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos, disse Roberto Catalo, superintendente de Engenharia da PortosRio. O lance vencedor será determinado pelo menor preço total de R$ 161.367.864,97.
O escopo dos trabalhos licitados compreende não só a dragagem de aprofundamento, mas também o desenvolvimento dos projetos fundamental e executivo, do projeto de sinalização e balizamento e de quaisquer serviços e atividades auxiliares que sejam necessários à execução da obra.
Você pode consultar o Edital de Licitação e seus anexos em https://www.portosrio.gov.br/pt-br/node/2543 no site da PortosRio.