1. Início
  2. /
  3. / Porto do Açú pode construir sua própria refinaria
Tempo de leitura 2 min de leitura

Porto do Açú pode construir sua própria refinaria

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 21/05/2018 às 08:58

Sem categoria

Refinaria porto do açu prumo logisitca

Já foram investidos 10 milhões de dólares para o mais novo empreendimento ambicioso do Porto do Açú que está em pauta

O Porto do Açú é um dos complexos portuários mais audaciosos  e visionário dos últimos tempos no Brasil, não há qualquer tipo de dúvidas quanto a isto. Agora ela quer ir mais além e instalar um refinaria própria de petróleo dentro do empreendimento. Não se trata de especulações, tanto que a sua sócia da Bélgica já investiu uma contia de US$ 10 milhões para tocar o projeto, em troca de aumentar a sua participação nas ações no futuro empreendimento.

Vale lembrar que o Porto do Açu  está localizado na cidade de São João da Barra, no Norte do Estado  do Rio de Janeiro e foi idealizado pela empresário  Eike Batista na época e responsável da LLX. Depois de algum tempo, a LLX mudou e passou a ser Prumo Logística, que é uma subsidiária da EIG( grupo americano). José Magela que é o presidente da Prumo nos dias atuais, foi entrevistado e revelou que o Porto do Açú está pronto para ser expandido de maneira jamais vista, e a indústria de óleo e gás é seu carro-chefe nesta empreitada.

Hoje em dia, o complexo portuário conta com 11 empresas completamente operacionais e mais de 90 km² em área industrial em regime integrado, destas, ainda há 80 km livres para construir e investir em novos projetos. Ele destacou, no entanto, a concorrência com o Comperj, em Itaboraí é complementar e vai preencher apenas parte da demanda por combustíveis, haverá mercado para todos!  Complexo Portuário do Açú é o maior em sua categoria na America Latina e poderá em pouco tempo ser o mais importante do Brasil.

Dentre as principais atividades do porto,  os destaques são naárea offshore, exportação de minérios, termoelétrica, empresas e fabricas.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos