Porto do Açú pode construir sua própria refinaria

Porto do Açú pode construir sua própria refinaria

maio 21, 2018 Off Por Paulo Nogueira

Já foram investidos 10 milhões de dólares para o mais novo empreendimento ambicioso do Porto do Açú que está em pauta

O Porto do Açú é um dos complexos portuários mais audaciosos  e visionário dos últimos tempos no Brasil, não há qualquer tipo de dúvidas quanto a isto. Agora ela quer ir mais além e instalar um refinaria própria de petróleo dentro do empreendimento. Não se trata de especulações, tanto que a sua sócia da Bélgica já investiu uma contia de US$ 10 milhões para tocar o projeto, em troca de aumentar a sua participação nas ações no futuro empreendimento.

Vale lembrar que o Porto do Açu  está localizado na cidade de São João da Barra, no Norte do Estado  do Rio de Janeiro e foi idealizado pela empresário  Eike Batista na época e responsável da LLX. Depois de algum tempo, a LLX mudou e passou a ser Prumo Logística, que é uma subsidiária da EIG( grupo americano). José Magela que é o presidente da Prumo nos dias atuais, foi entrevistado e revelou que o Porto do Açú está pronto para ser expandido de maneira jamais vista, e a indústria de óleo e gás é seu carro-chefe nesta empreitada.

Hoje em dia, o complexo portuário conta com 11 empresas completamente operacionais e mais de 90 km² em área industrial em regime integrado, destas, ainda há 80 km livres para construir e investir em novos projetos. Ele destacou, no entanto, a concorrência com o Comperj, em Itaboraí é complementar e vai preencher apenas parte da demanda por combustíveis, haverá mercado para todos!  Complexo Portuário do Açú é o maior em sua categoria na America Latina e poderá em pouco tempo ser o mais importante do Brasil.

Dentre as principais atividades do porto,  os destaques são naárea offshore, exportação de minérios, termoelétrica, empresas e fabricas.