A parceria estabelecida entre as empresas Porto do Açu Operações e Norsul viabiliza transporte marítimo de cargas na modalidade “short distance” entre portos do Sudeste
A Companhia de Navegação Norsul e a Porto do Açu Operações iniciaram a operação de um novo serviço de transporte marítimo de curta distância de contêineres e cargas de projeto entre os portos brasileiros do Sudeste do país, o que promete integrar a região com as rotas regionais e internacionais de comércio. A informação foi dada pelo próprio Porto do Açu ontem (15), através de suas redes de comunicação oficiais.
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A parceria estabelecida é para integrar serviços na modalidade “short distance” e cabotagem entre portos do Rio e Açu. A empresa de navegação e logística transportou 23 contêineres da TechnipFMC no trecho via comboio marítimo.
O serviço de cabotagem, na modalidade de curta distância, terá capacidade de transporte de até 350 unidades por trecho, além de trazer um valor sustentável para as operações com uma redução significativa de emissão de poluentes no meio ambiente.
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“A operação evidencia o alto potencial do Açu como hub portuário. Trata-se do pontapé para a consolidação do empreendimento como uma opção de fluxo de entrada e saída de cargas, na esfera regional e global”, disse o diretor de Terminais da Porto do Açu Operações, João Braz.
Parceria entre Porto do Açu e Norsul foi firmada em março deste ano
Em março de 2020, as empresas assinaram o contrato para oferecer esses serviços em águas nacionais. A parceria torna viável o transporte marítimo de curta distância de unidades e cargas de projeto entre o Sudeste, estabelecendo uma rede integrada entre as companhias do Norte Fluminense, Espírito Santo e Minas Gerais, por meio do Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-MULT).
A perpectiva é que o uso de comboios oceânicos possibilite a redução dos custos de logística e tráfego rodoviário, oferecendo maior segurança e previsibilidade, bem como sustentabilidade. O serviço de transporte terá capacidade de até 350 unidades por pernada, com saídas regulares, podendo atender às demandas regionais e às rotas de longo curso.
Serviço marítimo é uma alternativa logística, atraente e competitiva
“Este acordo coloca em evidência nossa visão sobre o serviço “feeder” como um instrumento necessário e complementar à grande cabotagem brasileira, principalmente por sua magnitude e distâncias. Como Açu, vamos comprovar o valor dessa alternativa logística, competitiva e atraente para clientes de diferentes segmentos”, informou Marcelo Bacellar, diretor Comercial e de Marketing da Norsul.
Operando desde 2014, o Porto do Açu já movimenta cargas como granéis sólidos, carga geral, minério de ferro e petróleo. Possui uma localização estratégica em São João da Barra-RJ, contendo 9 terminais, divididos em áreas offshore e onshore.