Ministério de Portos e Aeroportos aprova investimento de R$ 1,24 bilhão para construção de terminal de passageiros no Porto de Santos. Projeto deve gerar milhares de empregos até 2028.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou a aprovação de R$ 1,24 bilhão em investimentos privados para a construção de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos (SP). O projeto, batizado de Santos + Vivo e liderado pela empresa Transbrasa, vai transformar o maior porto da América Latina em uma nova referência para o transporte marítimo de passageiros, com impactos significativos na economia regional.
A nova estrutura será um Terminal de Uso Privado (TUP), voltado exclusivamente para cruzeiros e outras embarcações de passageiros. Com tecnologia de ponta, segurança reforçada e capacidade ampliada, o terminal tem previsão de estar em funcionamento até 2028, após um cronograma de 36 meses de obras.
Além de modernizar o setor, o empreendimento deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, tanto durante a construção quanto na operação futura.
-
Com expansão acelerada, logística será o motor de empregos no Brasil
-
Japão desenvolve novo trem-bala capaz de resistir a terremotos — tecnologia revolucionária promete segurança inédita e pode transformar o transporte de alta velocidade no mundo
-
Com R$ 40 bilhões “à deriva” no maior porto da América Latina: governo corre contra o tempo para liberar leilão bilionário do novo terminal de cargas em Santos — e depende de aval do TCU para avançar
-
China dobra presença estratégica em portos brasileiros, como Paranaguá, Itaqui e Santos, investindo em terminais de grãos e minérios para exportação direta à Ásia e reduzindo a dependência do dólar no comércio internacional
Porto de Santos entra na rota dos grandes cruzeiros
Segundo o MPor, o novo terminal atende a uma demanda histórica do setor de turismo marítimo, que tem crescido de forma acelerada no Brasil. A estrutura contará com áreas de embarque e desembarque adaptadas aos padrões internacionais, com capacidade para receber embarcações de diferentes portes, o que insere definitivamente Santos na rota dos grandes cruzeiros internacionais.
A expectativa é que o terminal se torne a principal porta de entrada marítima de passageiros do país, oferecendo mais conforto, segurança e eficiência logística, além de impulsionar o turismo e os serviços locais.
Investimento privado e geração de empregos
O projeto Santos + Vivo será viabilizado sem recursos públicos diretos, por meio de aporte financeiro da Transbrasa, empresa com histórico de atuação no setor logístico portuário. Segundo o Ministério, os R$ 1,24 bilhão em investimentos representam um marco para a infraestrutura de passageiros no Brasil.
O terminal deve gerar milhares de postos de trabalho, tanto na fase de obras quanto na operação do complexo. Serão criadas vagas diretas na construção civil, engenharia, segurança, transporte, hotelaria e serviços. Após a inauguração, o número de empregos permanentes tende a crescer com a consolidação de Santos como destino turístico de cruzeiros.
Adicionalmente, haverá aumento na arrecadação de tributos e fortalecimento da economia regional, beneficiando toda a cadeia produtiva ligada ao turismo e logística.
Projeto será concluído até 2028
A construção do terminal de passageiros terá início após o licenciamento ambiental e cumprimento das exigências dos órgãos reguladores. O prazo estimado de conclusão das obras é de 36 meses, o que coloca a inauguração para o final de 2028.
Durante todo o processo, o Ministério de Portos e Aeroportos acompanhará de perto a execução do projeto, garantindo a qualidade da infraestrutura e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Programa nacional de modernização portuária
O investimento em Santos faz parte de um programa mais amplo do Governo Federal, que prevê R$ 4,7 bilhões em projetos portuários no Brasil. Somente a região Sudeste foi contemplada com mais de R$ 1,5 bilhão em autorizações, incluindo melhorias em terminais de carga, áreas de armazenamento e sistemas tecnológicos de gestão.
Durante o anúncio, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que o plano representa um marco histórico:
“Os contratos previstos para serem autorizados até o final de 2025 irão representar o maior volume já aprovado para um ano no setor portuário do Brasil”.
O governo quer transformar os portos nacionais em centros logísticos mais eficientes e competitivos, reforçando o papel do Brasil no comércio global e na mobilidade de pessoas.
Santos mais forte no turismo e na economia
A construção do novo terminal de passageiros no Porto de Santos é mais do que um projeto de infraestrutura: é um passo estratégico para consolidar o papel de São Paulo no setor turístico marítimo.
Com a estrutura modernizada, o porto poderá atrair mais cruzeiros internacionais, fomentar o comércio local e alavancar o turismo de experiência na Baixada Santista. A previsão é que o aumento no fluxo de visitantes movimente restaurantes, hotéis, agências de turismo, transporte urbano e o comércio regional como um todo.
O terminal também deve facilitar o embarque de passageiros brasileiros em cruzeiros nacionais, com logística mais rápida e segura.