Porto de Macaé se torna realidade: ontem tivemos um momento histórico, a Eneva vai materializar o sonho dos macaenses; investimento bilionário vai gerar milhares de empregos na região

Flavia Marinho
por
-
09-10-2021 08:58:56
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Macaé - terminal portuário - TEPOR - eneva - GNL - termelétrica - usina Reunião entre executivos da Eneva e Prefeito de Macaé para obras de construção do TEPOR / Imagem Macaé TV

Eneva comprou o Terminal Portuário de Macaé (TEPOR). Estamos falando de bilhões de investimentos e dezenas de milhares de empregos para os macaenses.

Ontem (09/10), tivemos um momento histórico em Macaé. A união entre a Eneva, maior empresa de energia do Brasil e o Grupo Vale Azul vai materializar o sonho de ter o Porto de Macaé. A gigante do mercado nacional de transformação de petróleo e gás em energia, que recentemente comprou o Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), se reuniu com o Prefeito da cidade para tirar o projeto do papel.

Leia também

O mais novo empreendimento bilionário da petroleira, que supera a casa de R$ 1 bilhão, vai permitir que a companhia finalmente desenvolva uma termoelétrica na costa gerando muitos empregos e atraindo novos investimentos para a região.

Assista abaixo o vídeo da reunião entre os executivos da Eneva e a prefeitura de Macaé

Terminal Portuário de Macaé virá acompanhado de uma nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN)

O TEPOR virá acompanhado de uma nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que terá uma capacidade de 60 milhões de m3. Para se ter uma noção do tamanho do projeto, a maior UPGN da América Latina possui 25 milhões de m3.

O projeto vai de encontro com o que disse o CEO, Pedro Zinner, que pretende desenvolver um hub de gás com infraestrutura associada, terminal e um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito, o GNL. O anúncio do investimento vem em um momento de crise hídrica no Brasil, onde as térmicas de base se fazem ainda mais necessárias, aquelas que estão disponíveis 24 horas por dia.

Atualmente, o gás da Eneva é o chamado ‘gas to wire’, consistindo do uso de gás extraído no Amazonas e Maranhão para a alimentação de térmicas na conhecida ‘boca do poço’ e, logo em seguida, escoar a energia elétrica gerada para todo o país. Contudo, visando o uso do gás importado ou até mesmo o gás do pré-sal, a Eneva desenvolveu a chamada ‘gas to power’, criando a logística de recebimento de gás na costa e a construção de térmicas.

Macaé tem posicionamento estratégico para Eneva

A localização de Macaé é estratégica para a Eneva. O local possui a capacidade de ter acesso ao gás importado e até mesmo ao gás do pré-sal, que é bem mais competitivo se comparado ao importado.

O Terminal Portuário de Macaé, TEPOR, já possui as licenças ambientais. O local deve ter um terminal de líquidos e também apoio offshore, além de outro terminal para a movimentação de petróleo. O projeto também prevê dois berços de atracação, tendo a capacidade de movimentar até 2 milhões de barris de petróleo diariamente.

A Eneva era deficitária de gás por muitos anos, situação que gera dificuldades para o cumprimento dos contratos. Porém, a empresa batalhou e passou a viver em uma posição superavitária. A construção de térmicas na costa, na cidade de Macaé, deve facilitar a comercialização do excedente.

TEPOR terá 6 milhões de metros quadrados

Ocupando uma área em terra de 6.000.000 m2, o porto possuirá pátios para estocagem e também armazéns alfandegados. O Terminal A, consiste em um terminal de líquidos e apoio em alto mar, e será ligado à terra por meio de uma ponte de cerca de 4km, com uma profundidade de 16,5 metros.

Já o Terminal B, será utilizado para a movimentação de petróleo e possui dois berços de atracação, com uma profundidade de cerca de 27 metros, para receber navios VLCC. Além disso, o terminal terá uma capacidade para movimentar até 2 milhões de barris por dia.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe