1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto de Macaé é autorizado a receber embarcações de grande porte da Petrobras
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Porto de Macaé é autorizado a receber embarcações de grande porte da Petrobras

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/09/2020 às 14:21
Petrobras - Porto - Macaé
Porto de imbetiba – Macaé

Atividades aquáticas próximas ao Porto de Imbetiba, em Macaé, estão proibidas para evitar acidentes em meio às operações da Petrobras

A Petrobras com essa nova medida aumentará a movimentação de cargas no Porto de Macaé e também passa a atender às atividades de ancoragem das novas plataformas.

Leia também

No inicio deste mês de setembro (01/09/2020), a líder de mercado Petrobras informou que começará a trabalhar no Porto de imbetiba com embarcações de até oito metros de calado. Ao modificar esse parâmetro de veiculo no Porto de Macaé a Petrobras expande as oportunidades de negócios, aumentando dessa forma o número de movimentação de cargas e também o de navios atracados.

Petrobras colocou avisos para evitar acidentes no Porto de Macaé

A fim de evitar possíveis acidentes, logo depois de anunciar que o tamanho dos navios atracados serão maiores no Porto de Macaé a Petrobras começou a distribuir materiais informativos pelos arredores proibindo a pratica de atividades aquáticas próximas ao canal de acesso do Porto de imbetiba.

Vale ressaltar que para minimizar possíveis impactos no caso de situações de emergência, a Petrobras tornar mais ágeis e eficazes  os seus planos de resposta. Possuem uma equipe de profissionais especializados, 12 Centros de Defesa Ambiental, 12 Bases Avançadas e Centros de Resposta à Emergência, distribuídos por todo o Brasil. Além de lanchas, embarcações, equipamentos recolhedores e barreiras de contenção, os Centros de Defesa Ambiental contam com equipamentos de comunicação e veículos que podem ser rapidamente deslocados de forma rodoviária ou aérea.

Sobre o Porto de Imbetiba

O Porto de Imbetiba em Macaé, que junto com o de Itajaí, SC deu apoio à estruturação logística e ao trabalho de sondagem e perfuração, depois produção no início das operações da Bacia de Santos, hoje atende basicamente à Bacia de Campos e parte da Bacia do Espírito Santo.

Em termos de abastecimento, o Porto de Imbetiba possui capacidade de armazenamento de 4,6 mil m³ de diesel e 6 mil m³ de água e tem uma movimentação média mensal de cerca de 30 mil toneladas de carga para embarque, e outras 20 mil toneladas para desembarque.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos