Atendendo sua promessa feita em 2018, a alemã Porsche pretende desenvolver e produzir em sua nova fábrica, baterias para carros elétricos que podem completar uma carga em até 15 minutos
A fabricante de carros esportivos e de luxo, Porsche pretende produzir e desenvolver baterias para carros elétricos. As baterias são menores, mais eficientes e mais fortes, se comparadas com as baterias atuais. O carro mais barato da marca no Brasil é ofertado a partir de R$ 339 mil. E mesmo sendo a opção “de entrada”, se é que podemos escrever assim, por esse valor a expectativa é alta.
Leia também
Porsche promete baterias que recarregam em menos de 15 minutos
Com o novo produto para carros elétricos que será desenvolvido, a Porsche pretende cumprir a sua promessa feita em 2018 durante a apresentação do elétrico Taycan, de recarga em menos de 15 minutos.
De acordo com o presidente-executivo Oliver Blume, atualmente, as baterias do tipo Performance Plus e carregadores rápidos da montadora permitem carregar o Taycan em 22,5 minutos.
- Proteção Veicular e Seguro Automotivo: Como as novas regras da Susep impactam sua escolha em 2025
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
A nova fábrica de baterias da montadora alemã será construída na cidade de Tübingen, na região metropolitana de Stuttgart, sede da Porsche. De acordo com a fabricante, a produção das baterias para carros elétricos terá uma escala reduzida até 2024, entretanto não informou o tamanho do investimento no projeto.
Parceria com a Cellforce
A Porsche controlará 83,75% da produção de baterias para carros elétricos que será realizada em parceria com a Cellforce, uma especialista na pesquisa de produtos de íons lítio. Foi divulgado que o governo da Alemanha também é acionista no novo empreendimento e investirá cerca de £ 60 milhões, na forma de financiamento.
De acordo o CEO da Cellforce, com Torge Thönnessen, a meta da fábrica é atingir uma capacidade mínima de 100 MWh por ano. Já Blume, da montadora alemã, explica que com essa capacidade, o novo empreendimento terá um papel essencial na pesquisa, produção, desenvolvimento e venda de baterias. O executivo afirma que o objetivo é produzir baterias para até 1.000 carros elétricos por ano.
A promessa de 2018
O Porsche Taycan, apresentado junto com o plano de eletrificação da empresa em 2018 é um sedã esportivo elétrico que possui uma arquitetura de 800 Volts, que traz um pacote de baterias Performance Plus.
Sendo assim, o pacote tem uma capacidade de armazenamento de 93,4 kWh. O elétrico da montadora alemã possui dois motores elétricos que dão ao veículo uma potência de 476 cavalos.
Seu preço inicial é de R$ 615 mil atualmente. Além disso, o Taycan Cross Turismo está disponível para encomendas no Brasil com entregas para o 2º semestre deste ano e poderá chegar no preço de R$ 685 mil. Sendo assim, a Porsche tem planos de até 2025 ter a metade de seus modelos totalmente elétricos ou híbridos plug-in.