Porsche fechou uma nova parceria com a Customcells para a produção de baterias de íon-lítio para carros elétricos com uma maior densidade de energia
A Porsche está trabalhando para ter a sua própria joint venture de baterias para carros elétricos. Ela fechou uma parceria com a também alemã Customcells e focará na produção de acumuladores de alto desempenho. Serão investidos no novo empreendimento, pela Porsche, o dobro do valor de mercado da empresa que tem sede em Tübingen, na Alemanha.
Leia também
Porsche fecha para fabricar baterias de alta densidade
Na parceria, a Customcells será a responsável em produzir baterias de íon-lítio para carros elétricos com uma densidade maior de energia e com processos de carregamento mais rápidos do que as baterias utilizadas atualmente pelo Taycan Cross Turismo e o Taycan.
Um dos objetivos da nova empresa de baterias da Porsche é criar células que utilizem metais raros em uma quantidade menor, para conter os custos de produção. A nova joint venture iniciará suas linhas de montagem com capacidade de fornecer baterias para cerca de 1.000 carros elétricos anualmente.
-
Rio aposta bilhões em transporte aquaviário para transformar a mobilidade e promete barcos modernos atendendo milhares de pessoas por dia
-
Petrobras fecha colaboração inédita com Amazon Brasil para produção de combustíveis de baixo carbono e avanço da descarbonização logística no país
-
Maior centro de distribuição da Amazon no mundo tem 350 mil m², 18 km de esteiras automatizadas e processa mais de 1 milhão de pacotes por dia no Tennessee
-
Maior malha rodoviária já leiloada em MS terá investimentos bilionários para duplicação, novos pedágios e obras de modernização pela Consórcio Caminhos da Celulose
No mês de abril, a Porsche pretendia testar a produção de baterias de última geração, e até mesmo o próprio CEO da empresa, Oliver Blume, afirmou. Entretanto, na época ainda não era certo se a montadora havia iniciado uma linha própria de baterias como aconteceu atualmente com a parceria.
Arquitetura PPE e baterias com carregamentos ainda mais rápidos
Com a joint venture, a Porsche está assumindo um papel cada vez mais independente em termos de transição ecológica. Além das novas baterias para carros elétricos, a montadora pretende usar uma plataforma totalmente voltada para seus modelos de zero emissão.
O nome da plataforma é arquitetura PPE, e na realidade também será utilizada pela Audi em carros top de linha, porém surgiu de uma forma totalmente independente em relação ao MEB, que está na base dos carros elétricos da família ID e para outros carros movidos a bateria das marcas Skoda e SEAT.
Porsche promovendo a sustentabilidade
Enquanto outras montadoras buscam sempre fabricar carros elétricos para reduzir a emissão de CO2, a Porsche, em parceria com a Siemens Energy e a Exxon, vão no caminho oposto, explorando novos caminhos nos motores à combustão.
Em maio, a empresa anunciou estar desenvolvendo uma gasolina que pode ser menos poluente do que um carro elétrico. A nova gasolina da Porsche recebeu o nome de E-fuel e tem como objetivo atingir 85% de redução nas emissões de CO2.
Segundo a empresa, essa é a redução média gerada por carros elétricos, variando de acordo com o local onde o consumidor reside e também da fonte de energia utilizada para recarregar o carro.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.