1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), Governo Lula solicita a suspensão dos processos de venda dos ativos da Petrobras por 90 dias e ações da estatal caem significativamente
Tempo de leitura 3 min de leitura

Por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), Governo Lula solicita a suspensão dos processos de venda dos ativos da Petrobras por 90 dias e ações da estatal caem significativamente

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 04/03/2023 às 01:35
O objetivo do Governo Lula é garantir a suspensão da venda dos ativos da estatal durante a revisão da Política Energética Nacional. A Petrobras anunciou a solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME), mas ressalta que a decisão não colocará em risco os interesses da empresa, mesmo com queda nas ações.
Imagem: Adobe Stock/Montagem: Giovanna Figueredo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O objetivo do Governo Lula é garantir a suspensão da venda dos ativos da estatal durante a revisão da Política Energética Nacional. A Petrobras anunciou a solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME), mas ressalta que a decisão não colocará em risco os interesses da empresa, mesmo com queda nas ações.

O mês de março já inicia com grandes conturbações na administração da petroleira estatal Petrobras. A companhia anunciou que o Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Lula solicitou a suspensão da venda de seus ativos pelos próximos 90 dias. Essa é mais uma decisão que impactará diretamente as ações e operações da empresa no mercado brasileiro em 2023.

Veja: Governo pede que Petrobras suspenda venda de ativos

YouTube Video
Fonte: CNN Brasil

Em meio a questões administrativas da estatal, Petrobras anuncia pedido do MME para a suspensão da venda de seus ativos pelos próximos 90 dias

A Petrobras iniciou 2023 com grandes problemas a serem enfrentados pelo novo presidente Jean Paul Prates. Entre eles, o retorno da cobrança dos impostos federais sobre os combustíveis e a alta nos preços dos produtos em todo o país estão em grande destaque.

Agora, a empresa anunciou mais uma decisão do Governo Lula que impactará diretamente as suas operações, a suspensão da venda de seus ativos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O MME solicitou à estatal que todos os processos de concessão de seus ativos sejam paralisados pelo prazo de 90 dias.

O objetivo é manter os empreendimentos sob o comando da estatal durante a revisão da Política Energética Nacional atualmente em curso e da instauração de nova composição do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A Petrobras afirmou que as recomendações seguem os princípios legais do Governo Lula, sem colocar em risco os interesses internos da companhia.

Apesar disso, as ações da petroleira estatal estão reagindo à notícia em forte queda nesta quarta-feira. A venda de ativos para a expansão da produção da empresa no pré-sal brasileiro era a principal estratégia nos últimos anos.

No entanto, a nova decisão do MME sobre a venda dos ativos criou um cenário de incertezas quanto aos investimentos aplicados na empresa.

“O Conselho de Administração analisará os processos em curso, sob a ótica do direito civil e dentro das regras de governança, bem como eventuais compromissos já assumidos, suas cláusulas punitivas e suas consequências, para que as instâncias de governança avaliem potenciais riscos jurídicos e econômicos decorrentes, observadas as regras de sigilos e as demais normas de regência aplicáveis”, ressaltou a petroleira.

Nova solicitação do MME para a suspensão de ativos se une ao retorno da cobrança dos impostos federais do Governo Lula no impacto às operações da estatal

A recomendação do MME sobre a suspensão dos ativos da Petrobras pelos próximos três meses acontece em um momento conturbado para a empresa.

O Governo Lula decidiu retomar a cobrança dos impostos federais sobre os combustíveis a partir deste mês de março, impactando assim diretamente na venda dos produtos da empresa.

Esse é um cenário que ameaça os principais investidores da companhia, uma vez que seus ativos continuarão sobre o seu comando durante o novo governo.

A decisão do atual presidente sobre a volta da cobrança impactou diretamente nos preços dos combustíveis em todo o mercado nacional. A partir desta quarta-feira, os consumidores já sentem no bolso a alta nos valores dos produtos.

Dessa forma, a suspensão da venda dos ativos da companhia pode ser mais uma decisão conturbada do Governo Lula e do MME para a administração da Petrobras.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos