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Por falta de investimentos e manutenção, asfalto brasileiro é o 2º pior do mundo, aponta estudo internacional

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 04/02/2024 às 08:37
O asfalto do Brasil é o segundo pior do mundo, segundo um estudo internacional. A falta de manutenção, investimentos e planejamento são as principais causas. A solução está em políticas públicas que garantam infraestrutura de qualidade para as estradas brasileiras.
Foto: Canva

O asfalto do Brasil é o segundo pior do mundo, segundo um estudo internacional. A falta de manutenção, investimentos e planejamento são as principais causas.

Um estudo recente realizada pelo portal CupomVálido em parceria com a OCDE e o portal britânico Compare The Market revelou que o asfalto brasileiro é considerado o segundo pior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Contrariando a ideia de que o problema está no material utilizado, alguns especialistas destacam a falta de manutenção e investimentos como principais causas da péssima qualidade do asfalto nacional. A solução apontada pelos pesquisadores está em políticas públicas que garantam investimentos em infraestrutura. Somente assim as estradas do Brasil podem melhorar no futuro.

Veja: Por que o asfalto brasileiro é tão ruim?

Fonte: Bastidores

Asfalto do Brasil perde apenas para a Rússia na lista dos piores do mundo

A falta de infraestrutura e a má qualidade do asfalto das estradas brasileiras está se tornando destaque em todo o mundo. 

Um estudo recente, realizado pelo portal CupomVálido em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o portal britânico Compare The Market, afirmou que o asfalto do Brasil é considerado o segundo pior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia.

Apesar de muitos motoristas acreditarem que o problema é o material utilizado, alguns especialistas afirmam que a má qualidade do asfalto brasileiro não está ligada à matéria-prima em si.

O superintendente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos (Abeda), Diego Ciufici, explica que o desgaste e a falta de manutenção são os principais causadores da péssima qualidade. 

Além disso, o Brasil ainda enfrenta um grande desafio devido à alta demanda por asfalto. Com 75% da produção nacional sendo transportada por rodovias, o país encontra dificuldades em manter a qualidade devido à saturação da malha viária. 

A falta de investimentos adequados também piora a situação, resultando em estradas altamente desgastadas. 

Problemas nas estradas do Brasil vão além da fabricação do produto

O asfalto, embora essencial na pavimentação, é apenas uma parte do processo nas rodovias brasileiras, sendo também apenas um dos causadores da péssima infraestrutura nacional.

Segundo Ciufici, o asfalto atua como um ligante, sendo uma pequena parcela dos materiais utilizados.

Além disso, a professora Kamilla Vasconcelos Savasini, do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Escola Politécnica da USP, destaca que problemas estruturais, como buracos, podem surgir de falhas no projeto, como a falta de previsão para condições climáticas adversas.

Savasini ressalta que o material utilizado na fabricação segue sendo alvo de pesquisas constantemente para melhorias.

No entanto, o grande desafio está na implementação correta dessas técnicas sustentáveis nos pavimentos e a falta de investimentos para isso. 

Dessa forma, a chave para um asfalto de melhor qualidade está nas políticas públicas que garantam investimentos em infraestrutura.

Ciufici destaca a importância do planejamento, da alocação de investimentos e da execução de planos, indo além de medidas paliativas.

Em resposta ao cenário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirma monitorar regularmente as estradas. Resta aos motoristas de todo o Brasil aguardarem investimentos em qualidade e infraestrutura.

Fonte: Olhar Digital

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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