O asfalto do Brasil é o segundo pior do mundo, segundo um estudo internacional. A falta de manutenção, investimentos e planejamento são as principais causas.
Um estudo recente realizada pelo portal CupomVálido em parceria com a OCDE e o portal britânico Compare The Market revelou que o asfalto brasileiro é considerado o segundo pior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Contrariando a ideia de que o problema está no material utilizado, alguns especialistas destacam a falta de manutenção e investimentos como principais causas da péssima qualidade do asfalto nacional. A solução apontada pelos pesquisadores está em políticas públicas que garantam investimentos em infraestrutura. Somente assim as estradas do Brasil podem melhorar no futuro.
Veja: Por que o asfalto brasileiro é tão ruim?
Asfalto do Brasil perde apenas para a Rússia na lista dos piores do mundo
A falta de infraestrutura e a má qualidade do asfalto das estradas brasileiras está se tornando destaque em todo o mundo.
Um estudo recente, realizado pelo portal CupomVálido em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o portal britânico Compare The Market, afirmou que o asfalto do Brasil é considerado o segundo pior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia.
- Impostos estratosféricos! Brasileiros pagam R$ 3 TRILHÕES em 2024 e Governo planeja novas taxas para desespero da população
- Novo exame psicológico para a renovação da CNH no Brasil: novos testes avaliam se o motorista está psicologicamente apto para encarar o trânsito
- Detran enviou notificações massivas a motoristas, informando sobre a suspensão e até a cassação de CNHs devido a infrações de trânsito em 2020
- A partir desse ano: simplificação no rebaixamento de categoria da CNH elimina custos e exames obrigatórios para motoristas que não precisam mais de habilitação para veículos de grande porte
Apesar de muitos motoristas acreditarem que o problema é o material utilizado, alguns especialistas afirmam que a má qualidade do asfalto brasileiro não está ligada à matéria-prima em si.
O superintendente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos (Abeda), Diego Ciufici, explica que o desgaste e a falta de manutenção são os principais causadores da péssima qualidade.
Além disso, o Brasil ainda enfrenta um grande desafio devido à alta demanda por asfalto. Com 75% da produção nacional sendo transportada por rodovias, o país encontra dificuldades em manter a qualidade devido à saturação da malha viária.
A falta de investimentos adequados também piora a situação, resultando em estradas altamente desgastadas.
Problemas nas estradas do Brasil vão além da fabricação do produto
O asfalto, embora essencial na pavimentação, é apenas uma parte do processo nas rodovias brasileiras, sendo também apenas um dos causadores da péssima infraestrutura nacional.
Segundo Ciufici, o asfalto atua como um ligante, sendo uma pequena parcela dos materiais utilizados.
Além disso, a professora Kamilla Vasconcelos Savasini, do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Escola Politécnica da USP, destaca que problemas estruturais, como buracos, podem surgir de falhas no projeto, como a falta de previsão para condições climáticas adversas.
Savasini ressalta que o material utilizado na fabricação segue sendo alvo de pesquisas constantemente para melhorias.
No entanto, o grande desafio está na implementação correta dessas técnicas sustentáveis nos pavimentos e a falta de investimentos para isso.
Dessa forma, a chave para um asfalto de melhor qualidade está nas políticas públicas que garantam investimentos em infraestrutura.
Ciufici destaca a importância do planejamento, da alocação de investimentos e da execução de planos, indo além de medidas paliativas.
Em resposta ao cenário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirma monitorar regularmente as estradas. Resta aos motoristas de todo o Brasil aguardarem investimentos em qualidade e infraestrutura.
Fonte: Olhar Digital