Obras da Ponte de Guaratuba avançam com investimento de R$ 386,9 milhões para melhorar mobilidade no litoral paranaense
A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas do Paraná, atingiu 44,2% de conclusão, segundo dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A previsão de entrega continua para 2026, proporcionando uma nova alternativa ao transporte entre Guaratuba e Matinhos, regiões que atualmente dependem do ferry boat para travessia. Essa nova estrutura faz parte dos investimentos em rodovias e infraestrutura no Paraná.
Estrutura e detalhes da Ponte de Guaratuba
O projeto da Ponte de Guaratuba prevê uma estrutura de 1.244 metros de extensão, equipada com:
- Quatro faixas de tráfego (duas em cada sentido);
- Faixas de segurança;
- Ciclovia e calçadas;
- Guarda-corpo e barreiras rígidas de concreto;
- Canal de navegação de 17 metros de altura e 90 metros de largura.
A infraestrutura total do complexo viário será de 1.826 metros, incluindo 951 metros de acessos pelo lado de Guaratuba e 875 metros pelo lado de Matinhos. Além da ponte principal, o projeto prevê a reestruturação de vias locais e conexão com a Estrada de Cabaraquara, facilitando o tráfego na região e impulsionando a mobilidade urbana no litoral paranaense.
-
Duplicação da BR-153 começa com promessa de transformar a logística do Centro-Oeste — investimento de R$ 500 milhões, gerando 1.400 empregos
-
BNDES libera R$ 694 milhões para obras em rodovias de Mato Grosso do Sul — valor será usado em obras de recuperação, operação, melhorias e ampliação da capacidade das rodovias MS-112, BR-158 e BR-436
-
O setor que ergue cidades, mas ainda trava no tempo: por que a construção civil precisa mudar já
-
Construções mais caras da história incluem Grande Muralha avaliada em US$ 42 bilhões, Túnel da Mancha de US$ 21 bi e Barragem de US$ 28 bi
Investimento e execução
O Governo do Paraná investiu R$ 386,9 milhões na construção da Ponte de Guaratuba, que está sob responsabilidade do Consórcio Nova Ponte, formado pelas construtoras OEC, Carioca e Goetze Lobato. A fiscalização e acompanhamento da obra são conduzidos pelo DER/PR, vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística.
Segundo o DER/PR, 40 das 64 estacas previstas já foram concluídas, incluindo 16 no trecho estaiado e 24 no pré-moldado. O avanço estrutural também envolveu a instalação de blocos de coroamento, pilares e vigas longarinas pré-moldadas. Esse avanço coloca o projeto entre os maiores investimentos em infraestrutura do Paraná.
Impacto na mobilidade e economia local
A construção da Ponte de Guaratuba eliminará a necessidade do ferry boat, que atualmente transporta cerca de 3 mil veículos por dia na alta temporada. De acordo com o Governo do Paraná, a estrutura reduzirá o tempo de deslocamento entre as cidades, beneficiando tanto moradores quanto turistas que frequentam a região.
Além disso, a obra deve impulsionar a economia local, facilitando o acesso a comércios, serviços e áreas turísticas. O turismo, essencial para a economia do litoral paranaense, deve se fortalecer com a nova infraestrutura, atraindo mais visitantes durante todo o ano e melhorando a mobilidade urbana no litoral paranaense.
Monitoramento e próximos passos
A população pode acompanhar o progresso da construção da Ponte de Guaratuba em tempo real através das câmeras de monitoramento disponibilizadas no site oficial da obra. Nos próximos meses, as equipes seguirão com a cravação de estacas, lançamento de vigas e instalação das estruturas complementares, mantendo o cronograma para entrega em 2026.