O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado na Bahia, desempenha um papel essencial na indústria química nacional. Nesse contexto, a Unigel, empresa líder no setor de fertilizantes nitrogenados, retomou recentemente a produção de 40 mil toneladas de ureia automotiva na fábrica do polo.
Essa retomada ocorreu devido à demanda expressiva dos clientes e tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado. A ureia automotiva é um insumo indispensável para a fabricação do ARLA 32, um reagente químico de uso obrigatório em veículos com motor a diesel, que desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Ureia Automotiva e sua importância para o ARLA 32
A ureia automotiva, também conhecida como ureia de altíssima pureza, é um componente fundamental na produção do ARLA 32. A Unigel é a única produtora nacional desse tipo de ureia, e, por isso, o abastecimento do mercado torna-se uma prioridade ambiental e logística de grande relevância.
O ARLA 32 é um reagente utilizado em veículos com motor a diesel e tem como principal função reduzir as emissões de gases poluentes. Por meio da utilização desse reagente, é possível obter uma redução de até 60% nas emissões de gases de efeito estufa e de 80% na emissão de material particulado.
- Petrobras vai investir R$ 130 BILHÕES e gerar 25 MIL empregos em cidade brasileira
- Corrida bilionária na Antártida: Países constroem em condições extremas para explorar 511 bilhões de barris na maior reserva de petróleo do mundo
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Passeio Offshore? Plataformas desativadas da Petrobras podem ser utilizadas como complexos turísticos, evitando a necessidade de desmontagem
Compromisso ambiental da Unigel
A Unigel, ciente de sua responsabilidade ambiental, tem buscado cada vez mais incorporar a sustentabilidade em seus modelos de negócio. A produção e o fornecimento de ureia automotiva evidenciam esse compromisso, uma vez que contribuem diretamente para a redução das emissões poluentes.
Além disso, a utilização do ARLA 32 em conformidade com as regulamentações vigentes é uma obrigação imposta pelo PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que estabelece diretrizes para o controle da poluição causada pelos veículos automotivos.
Avanços nas regulamentações
Em 2023, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu normas ainda mais rigorosas para a utilização do ARLA 32. Todos os veículos com motores a diesel fabricados a partir de janeiro desse ano devem ser equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva).
Essa tecnologia exige um aumento no consumo de ARLA, que passa de 3-4% para algo entre 5-7% em relação ao combustível diesel utilizado. A implementação dessas novas exigências contou com o apoio integral da ABRAPA 32 (Associação Brasileira de Produtores de ARLA 32) e do mercado em geral.
Prioridade nacional
A retomada da produção de ureia automotiva no Polo Petroquímico de Camaçari é de extrema importância para o funcionamento do país, uma vez que mais de 60% da matriz de transportes do Brasil é composta por veículos rodoviários.
Portanto, o fornecimento desse insumo crítico é uma prioridade nacional que visa garantir a continuidade das atividades do setor de transportes e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente as emissões de gases poluentes.