Polestar firma parceria com a StoreDot, equipando o Polestar 5 com tecnologia de recarga ultrarrápida que permite abastecer 160 km em apenas 5 minutos.
Na semana passada, a Polestar promoveu um evento marcante, revelando importantes atualizações para sua gama de veículos elétricos. Entre os anúncios estava o início da colaboração com a StoreDot, uma inovadora start-up israelense especializada em tecnologia de baterias, conhecida por seus avanços significativos em carregamento ultrarrápido. Previsto para ser exibido no próximo ano, o Polestar 5 incorporará estas novas baterias, marcando um passo significativo na evolução dos veículos elétricos da montadora.
Polestar 5 promete carregar até 80% em apenas 10 minutos
No mercado há algum tempo, a StoreDot começou a receber investimentos da Polestar no último ano, e o grande forte da emnpresa é a promessa dos resultados de seu carregamento ultrarrápido: a tecnologia promete entregar 160 km de autonomia ao carro elétrico em apenas 5 minutos de recarga.
Segundo dados impressos em uma das baterias protótipo, o tempo de recarga de 10% a 80% também é rápido: em apenas 10 minutos. O apelo das baterias da StoreDot, utilizadas no novo Polestar 5, está na construção, que ainda usa a tecnologia de bateria de eletrólito líquido, entretanto, com uma diferença: eletrodos à base de silício.
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Mais especificamente nos ânodos das baterias, ao invés das atuais baterias de íons de lítio que usam eletrodos à base de grafite, por exemplo. Ainda que haja expectativa do Polestar 5 usar baterias com química de níquel-manganês-cobalto (NMC), a StoreDot afirma que seu design de ânodo com base em silício poderia ser usado em baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), no entanto. Esse é o tipo de bateria que aparecerá em outros modelos, como Ford, Toyota e GM. Isso acontece devido à grande vida útil e facilidade de acesso.
Quando a tecnologia de carregamento ultrarrápido chegará ao público?
É importante notar que as baterias convencionais apresentam uma densidade energética menor e são menos resistentes a temperaturas extremas em comparação com as baterias NMC, por exemplo. Neste contexto, a start-up israelense sustenta que o seu design inovador de ânodo pode melhorar as limitações das baterias LFP. Por isso, faz sentido que a Polestar esteja desenvolvendo um protótipo de carro elétrico para testar a eficácia da bateria em condições reais. Esta etapa permite à empresa identificar e corrigir quaisquer falhas antes de avançar para a produção em larga escala.
Por enquanto, ainda não é possível determinar exatamente quando esta tecnologia de carregamento rápido estará disponível para o público. No entanto, a perspectiva de um tempo de recarga para o Polestar 5 comparável ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina representa um avanço significativo na conveniência dos veículos elétricos.
Empresas se pronunciam sobre a nova tecnologia prestes a chegar no mercado de carros elétricos
Segundo o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, a StoreDot está fazendo grandes avanços no desenvolvimento de sua tecnologia de carregamento extremamente rápido e a Polestar é um investidor e parceiro orgulhoso em sua evolução.
As baterias pioneiras de carregamento extremamente rápido da StoreDot, aliada com a próxima motorização elétrica de última geração do Polestar 5, podem mudar completamente a experiência de propriedade dos proprietários de carros elétricos com a capacidade de recarregar em minutos.
O CEO da StoreDot, Doron Myersdorf, afirma que no próximo ano mostrará como um módulo de bateria em grande escala desenvolvido pela Polestar com esta tecnologia incrível pode ser carregado. A ansiedade em breve será coisa do passado.
Com produção planejada para começar já em 2025, o Polestar 5 é uma evolução do concept Polestar Precept. Este modelo contará com tração integral e deve debitar 652 kW, o equivalente a 886 cavalos e 900 Nm, usando uma arquitetura de 800V. O Polestar 5 será o primeiro da marca a usar uma nova plataforma, ao qual seguirá o Polestar 6, com lançamento previsto para 2026.