1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Polestar 5 chega ao mercado com recarga ultrarrápida capaz de “abastecer” 160 km em 5 minutos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Polestar 5 chega ao mercado com recarga ultrarrápida capaz de “abastecer” 160 km em 5 minutos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/11/2023 às 12:43
Polestar 5 chega ao mercado com recarga ultrarrápida capaz de “abastecer” 160 km em 5 minutos
Foto: Polestar/Divulgação

Polestar firma parceria com a StoreDot, equipando o Polestar 5 com tecnologia de recarga ultrarrápida que permite abastecer 160 km em apenas 5 minutos.

Na semana passada, a Polestar promoveu um evento marcante, revelando importantes atualizações para sua gama de veículos elétricos. Entre os anúncios estava o início da colaboração com a StoreDot, uma inovadora start-up israelense especializada em tecnologia de baterias, conhecida por seus avanços significativos em carregamento ultrarrápido. Previsto para ser exibido no próximo ano, o Polestar 5 incorporará estas novas baterias, marcando um passo significativo na evolução dos veículos elétricos da montadora.

Polestar 5 promete carregar até 80% em apenas 10 minutos

No mercado há algum tempo, a StoreDot começou a receber investimentos da Polestar no último ano, e o grande forte da emnpresa é a promessa dos resultados de seu carregamento ultrarrápido: a tecnologia promete entregar 160 km de autonomia ao carro elétrico em apenas 5 minutos de recarga.

Segundo dados impressos em uma das baterias protótipo, o tempo de recarga de 10% a 80% também é rápido: em apenas 10 minutos. O apelo das baterias da StoreDot, utilizadas no novo Polestar 5, está na construção, que ainda usa a tecnologia de bateria de eletrólito líquido, entretanto, com uma diferença: eletrodos à base de silício.

Mais especificamente nos ânodos das baterias, ao invés das atuais baterias de íons de lítio que usam eletrodos à base de grafite, por exemplo. Ainda que haja expectativa do Polestar 5 usar baterias com química de níquel-manganês-cobalto (NMC), a StoreDot afirma que seu design de ânodo com base em silício poderia ser usado em baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), no entanto. Esse é o tipo de bateria que aparecerá em outros modelos, como Ford, Toyota e GM. Isso acontece devido à grande vida útil e facilidade de acesso.

Quando a tecnologia de carregamento ultrarrápido chegará ao público?

É importante notar que as baterias convencionais apresentam uma densidade energética menor e são menos resistentes a temperaturas extremas em comparação com as baterias NMC, por exemplo. Neste contexto, a start-up israelense sustenta que o seu design inovador de ânodo pode melhorar as limitações das baterias LFP. Por isso, faz sentido que a Polestar esteja desenvolvendo um protótipo de carro elétrico para testar a eficácia da bateria em condições reais. Esta etapa permite à empresa identificar e corrigir quaisquer falhas antes de avançar para a produção em larga escala.

Por enquanto, ainda não é possível determinar exatamente quando esta tecnologia de carregamento rápido estará disponível para o público. No entanto, a perspectiva de um tempo de recarga para o Polestar 5 comparável ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina representa um avanço significativo na conveniência dos veículos elétricos.

Empresas se pronunciam sobre a nova tecnologia prestes a chegar no mercado de carros elétricos

Segundo o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, a StoreDot está fazendo grandes avanços no desenvolvimento de sua tecnologia de carregamento extremamente rápido e a Polestar é um investidor e parceiro orgulhoso em sua evolução.

As baterias pioneiras de carregamento extremamente rápido da StoreDot, aliada com a próxima motorização elétrica de última geração do Polestar 5, podem mudar completamente a experiência de propriedade dos proprietários de carros elétricos com a capacidade de recarregar em minutos.

O CEO da StoreDot, Doron Myersdorf, afirma que no próximo ano mostrará como um módulo de bateria em grande escala desenvolvido pela Polestar com esta tecnologia incrível pode ser carregado. A ansiedade em breve será coisa do passado.

Com produção planejada para começar já em 2025, o Polestar 5 é uma evolução do concept Polestar Precept. Este modelo contará com tração integral e deve debitar 652 kW, o equivalente a 886 cavalos e 900 Nm, usando uma arquitetura de 800V. O Polestar 5 será o primeiro da marca a usar uma nova plataforma, ao qual seguirá o Polestar 6, com lançamento previsto para 2026.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x