Incrível motor Cummins X15 de seis cilindros em linha: entrega 613 cv de potência e funciona com múltiplos combustíveis sem a necessidade de adaptações
Poucas empresas podem se gabar de uma trajetória tão longa e centenária, e de uma reputação melhor no que diz respeito ao desenvolvimento de motores. Com seu característico motor bloco vermelho, a Cummins continua a consolidar um negócio que depende da combustão interna, em geral, e do diesel, em particular. Um negócio que, longe de se esgotar, nos lembra que o diesel ainda está vivo e não se tornou obsoleto.
Dentre os seus produtos estrela, os motores de seis cilindros da série X e o X15, que será analisado hoje, com seus 15 litros de deslocamento enfrenta a chegada de uma nova geração na qual o diesel deve servir para uma plataforma para motores agnósticos e, por conseguinte, operar com uma ampla variedade de combustíveis que vão muito além do diesel.
Conheça o Cummins X15 HELM, o gigante que promete revolucionar a indústria automotiva
A série de motores a diesel X15 é capaz de fornecer até 613 cv de potência e um torque máximo de 2.780 Nm. A nova geração de motores foi apresentada nestes dias no INTERMAT 2024 em Paris.
-
Honda lança moto que faz mais de 60 km por litro com 400 km de autonomia por tanque; conheça a MSX Grom
-
Dicas para evitar acidentes de carro em cruzamentos congestionados
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
Motores diesel agnósticos da Cummins
Este motor lançado inicialmente em 1998, tem sido progressivamente revisado não só para se adaptar às normas de emissões, cada vez mais exigentes, mas também para responder às novas necessidades que estão surgindo para reduzir a pegada de carbono em aplicações de todos os tipos, desde transporte pesado por estrada, até máquinas de grande porte em aplicações de engenharia civil, mineração ou agricultura.
Há muito tempo que a Cummins apostou numa solução de motores diesel agnósticos, que não se refere a uma corrente filosófica, nem à crença na existência de Deus, mas à capacidade de um motor para poder empregar uma grande variedade de combustíveis.
Motor diesel agnóstico, como o da Cummins, promete funcionar com diferentes combustíveis, na qual tudo que está abaixo da tampa de válvulas é comum.
Uma abordagem agnóstica à descarbonização do transporte, por exemplo, propõe que deve ser abordada a partir de diferentes tecnologias, que não só passariam pelo veículo elétrico de baterias e hidrogênio, mas também por soluções de combustão, como combustíveis neutros e biocombustíveis.
Um motor diesel agnóstico, como o da Cummins, deve funcionar com diferentes combustíveis e misturas de combustíveis em diferentes proporções sem adaptações significativas, ou em configurações modulares, com adaptações menores.
Plataformas agnósticas HELM – maior eficiência, menores emissões e múltiplos combustíveis.
A nova geração do motor X15 da Cummins pode funcionar com proporções de 20% de biodiesel, também diesel renováveis em proporção de até 100%. Ele está incluído na série de plataformas agnósticas denominadas HELM – sigla de Higher Efficiency, Lower Emissions, Multiple Fuels, traduzido como maior eficiência, menores emissões e múltiplos combustíveis.
Também pode funcionar com proporções de hidrogênio e até mesmo com gás natural, dispondo de uma versão X15N, sob uma concepção modular que permite compartilhar boa parte do bloco do motor e da cabeça do cilindro entre versões destinadas a diferentes combustíveis, fazendo com que as únicas diferenças entre motores residam nas adaptações que foram instaladas sobre a tampa de válvulas.
Adoraria saber o que você achou do novo motor Cummins X15 HELM. Conte para nós na seção de comentários. Não se esqueça de ativar as notificações do CPG para acom
Está atrasadíssima e apenas com promessas, tem um pensamento retrógrado e muita arrogância vivendo do nome do passado, com o biodiesel os motores trarão problemas aos clientes mas a Cummins não se importa. A MWM já está na frente com motores à gás já em campo e a China vai chegar forte qualidade e preço
O melhor motor do mundo.sempre de olho no futuro
Acho que vai calar muitas bocas por aí que falam que este motor não é bom.