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Pneu virou artigo de luxo? Por que motoristas estão pagando até R$ 2.500 por unidade no Brasil e como a engenharia e os impostos explicam essa disparada

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 17/07/2025 às 11:27
Engenheiro testa pneu premium em laboratório com sensores e gráficos de performance ao fundo.
Pneus premium passam por testes rigorosos de segurança e desempenho antes de chegar ao mercado.
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Mesmo com alta tecnologia e testes rigorosos de segurança, os pneus vendidos no Brasil estão entre os mais caros do mundo por causa de impostos, tarifas e políticas protecionistas, afetando até o transporte rodoviário

Por que pneus custam tão caro no Brasil em 2025? A pergunta surge diante da surpresa de motoristas ao encarar valores que ultrapassam R$ 2.500 por unidade em modelos premium. O fenômeno ocorre em todo o país, impulsionado pela soma de engenharia de ponta, matérias-primas importadas, testes rigorosos e um sistema tributário que encarece ainda mais o produto final.

Pneus como o Cinturato P7, no tamanho 205/55 R16, custam atualmente R$ 569, enquanto modelos usados em SUVs podem passar de R$ 1.499. Já os pneus 275/45R21, utilizados por carros de luxo como a Mercedes GLE, chegam a R$ 2.549. Esses valores refletem a complexidade envolvida na produção, que inclui mais de 20 componentes, diferentes compostos de borracha, kevlar e até fibras têxteis de alta resistência.

Além dos materiais, os pneus passam por rigorosos testes em centros como o da Continental na Alemanha, que simula condições extremas de uso. Desempenho em frenagens, aquaplanagem e aderência são avaliados com precisão, o que influencia diretamente no preço de modelos premium, considerados mais seguros e duráveis.

Diferença de performance pode salvar vidas

A diferença entre pneus baratos e de alta qualidade é comprovada em testes como o da GT Radial, na Austrália, onde modelos de baixo custo precisaram de até 14 metros a mais para frear no molhado. Sites como o Tyre Reviews apontam variações significativas também em curva e estabilidade. Pneus genéricos sofrem com desgaste irregular, ruído elevado e menor durabilidade, além de apresentarem risco em situações críticas.

Mesmo custando até o dobro, pneus premium podem durar até três vezes mais, compensando o investimento ao longo do tempo. Modelos run flat, por exemplo, permitem rodar até 80 km mesmo furados, garantindo segurança em emergências. No entanto, exigem sistemas específicos nos veículos e não são facilmente reparáveis.

Além da tecnologia, há um impacto direto das decisões políticas sobre os preços. Em 2024, o governo brasileiro aumentou a tarifa de importação de pneus de passeio de 16% para 25%, alegando proteção à indústria nacional. Isso encarece produtos importados, enquanto os insumos nacionais continuam altamente tributados.

Política fiscal e tarifas elevadas agravam o problema

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), pneus asiáticos chegam ao Brasil até 69% mais baratos que os do mercado internacional. Porém, o aumento tarifário acaba penalizando o consumidor, já que as indústrias nacionais não conseguem oferecer preços mais competitivos. O resultado foi uma queda de 4,3% nas vendas internas em 2025, enquanto as importações caíram mais de 30%.

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A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) alerta que a tarifa extra pode elevar os preços em 25% e impactar diretamente o transporte rodoviário. Pneus são o segundo insumo mais caro do setor, atrás apenas dos combustíveis, o que pressiona ainda mais os custos dos pequenos transportadores, responsáveis por 94% da frota brasileira.

A desvalorização do real agrava o quadro. Em 2024, a moeda brasileira foi a quinta que mais perdeu valor no mundo. Isso afeta diretamente o poder de compra da população e o custo de vida. Produtos como pneus passam a custar mais, mesmo quando produzidos no Brasil, em razão do encarecimento de matérias-primas e logística.

Soluções como diversificação e conta internacional ganham força

Com o real cada vez mais desvalorizado e os preços dos produtos disparando, crescem alternativas como a abertura de contas em dólar por meio de plataformas digitais. A proposta é proteger parte do patrimônio da perda de valor e facilitar o acesso a produtos internacionais, incluindo pneus importados, com menor custo efetivo.

A informação foi divulgada pelo canal “Elementar”, que publicou um vídeo detalhando os fatores técnicos, políticos e econômicos que explicam o alto preço dos pneus no Brasil. O conteúdo ainda apresenta alternativas como contas digitais em dólar e destaca o impacto das tarifas nas finanças dos consumidores.

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Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar pelo Exército Brasileiro e experiência em gestão administrativa e logística no setor industrial. Escreve sobre defesa, segurança, geopolítica, indústria automotiva, ciência e tecnologia. Sugestões de pauta: fa06279@gmail.com

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