1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Picape elétrica da Tesla usará sistema semelhante ao dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz que rodam em SP
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Picape elétrica da Tesla usará sistema semelhante ao dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz que rodam em SP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/07/2021 às 12:43
Atualizado em 24/10/2021 às 12:36
Picape-elétrica - Tesla - Sp - Mercedes-Benz - Ônibus
O veículo possui vidro ultra-forte composto em camadas de polímero, que podem absorver e redirecionar a força de impacto – créditos: Poder 360

CEO da Tesla, Elon Musk, afirma que a Cybertruck, picape elétrica que surpreendeu a todos em 2019, terá um sistema parecido com o dos ônibus da O500, da Mercedes-Benz, que circulam em SP

O sistema funciona para que o veículo consiga executar curvas fechadas e manobras mais ágeis. A Picape elétrica, Tesla Cybertruck, teve o seu visual apresentado no fim de 2019 e chamou a atenção de todos por conta de sua carroceria futurista que é coberta de chapas retilíneas e fortes vincos. De acordo com o CEO Elon Musk, o veículo terá um sistema parecido com o ônibus O500, da Mercedes-Benz, que circula em SP.

Leia também

O anúncio do CEO da Tesla sobre a picape elétrica

Mesmo depois de quase dois anos, ainda não há uma data definida para a chegada da picape elétrica da Tesla ao mercado, mas o CEO da Tesla Motors, Elon Musk, revelou uma novidade bastante interessante.

O milionário afirmou no Twitter que a Cybertruck será semelhante ao que foi mostrado, entretanto a empresa está adicionando a direção para roda traseira, com o objetivo de que a picape possa fazer curvas mais acentuadas e manobras mais ágeis.

Com o anúncio da Tesla, fica garantido que a picape elétrica manterá uma boa parte do design mostrado em 2019, mas a nova tecnologia que será aplicada no eixo traseiro não estava no protótipo original.

Sistema parecido com o ônibus O500

Evento Tesla Cybertruck em 5 minutos

O sistema que a Tesla colocará em seu modelo deve ser parecido com o visto no ônibus O500, da Mercedes-Benz, que rodam em SP. Nos Mercedes-Benz, o eixo traseiro é direcional e responde à ação do volante, assim como o eixo dianteiro, porém em sentido contrário, ajudando a realizar curvas mais fechadas.

No caso dos ônibus da Mercedes-Benz que circulam em SP, o mecanismo é básico: Eixo com braços articulados e um sensor eletrônico que funciona a partir do impulso do giro do volante e comanda a bomba hidráulica responsável pelo movimento do conjunto de rodas.

Resposta à concorrência

O sistema parecido com os ônibus da Mercedes-Benz que circulam em SP anunciado pela Tesla é uma resposta à concorrência. Logo após a empresa ter anunciado a chegada da picape elétrica Cybertruck, os concorrentes Rivian e GMC anunciaram suas picapes, também elétricas, R1T e Hummer EV, respectivamente.

As duas empresas chegaram com um sistema de quadro rodas esterçantes, fazendo com que o projeto inicial da Tesla se tornasse obsoleto. Inclusive, a Hummer foi apresentada com uma tecnologia conhecida como “andar como caranguejo”, na qual todas as rodas podem ser viradas para uma mesma direção, fazendo com que o veículo consiga andar em 90º.

Já o modelo da Rivian possui motores elétricos em cada uma das quatro rodas, permitindo que as rodas da picape girem de forma independente, podendo mudar a direção sem tirá-la do lugar.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos