Picape elétrica Chevrolet Silverado surpreende em testes realizados e entrega 100 km de autonomia a mais que o prometido. Modelo da Chevrolet estreia no mercado com alcance de 740 km com uma única carga!
As estimativas de autonomia de veículos elétricos nem sempre correspondem à realidade. O mundo real apresenta ladeiras, rodovias de alta velocidade, variações de carga e climas distintos, fatores que podem impactar significativamente a autonomia de um carro elétrico. No entanto, enquanto alguns modelos não atendem às expectativas em condições reais de uso, outros, como a picape elétrica Chevrolet Silverado, superam as cifras de autonomia divulgadas pelos fabricantes.
Chevrolet Silverado elétrica entrega mais autonomia que o esperado
No caso da picape elétrica Chevrolet Silverado EV RST 2024, um teste realizado pelo Youtuber JerryRigEverything sugere que o modelo cumpre sua impressionante estimativa de autonomia de 640 km oficiais e vai além.
Zack Nelson, que dirige o canal mencionado acima, levou um Silverado EV RST em uma viagem de Las Vegas a Phoenix e conseguiu percorrer 460,2 milhas, o equivalente a 740 km, antes de esgotar a bateria da picape elétrica Chevrolet Silverado.
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
A marca de Detroit acaba de anunciar novos detalhes sobre a próxima versão do modelo, incluindo autonomia estimada pela General Motors de 440 milhas (708 km). Isso é significativamente mais do que as versões de maior autonomia de rivais como Ford F-150 Lightning (320 milhas), Rivian R1T (410 milhas) e Tesla Cybertruck (340 milhas, ou supostamente mais de 470 com uma bateria de extensão de autonomia que ainda não viu a luz do dia).
No vídeo, Nelson afirma que a rota era composta principalmente por rodovias, com algumas estradas de terra e trechos urbanos também. A viagem também incluiu uma queda de elevação de 300 metros, o que pode ter ajudado a aumentar um pouco a autonomia da picape. Contudo, Nelson destaca que isso representa apenas uma queda de 0,6 m por milha (1,6 km) percorrida
Qual foi a eficiência alcançada pela nova picape da Chevrolet?
O importante é que, no geral, o percurso parece representativo de como alguém pode realmente usar sua picape elétrica Chevrolet Silverado. E o modelo se saiu muito bem, atingindo uma eficiência de 3,2 km/kWh, para aqueles que têm mais curiosidade.
Apesar de uma autonomia de 708 km ser definitivamente desnecessária para a maioria das situações, esse tipo de alcance gigantesco pode ser essencial para convencer compradores céticos de caminhonetes a considerarem a eletrificação no futuro.
Um dos motivos é o reboque, visto que, de forma geral, caminhonetes elétricas perdem muito alcance ao rebocar cargas. Com mais de 640 km disponíveis, a picape elétrica Chevrolet Silverado pode ser a primeira que atende às expectativas de quem reboca regularmente, mesmo com um trailer acoplado.
Quanto custará a nova picape elétrica Chevrolet Silverado?
Toda essa autonomia demanda uma bateria ridiculamente grande, o que eleva o preço da picape elétrica Chevrolet Silverado para o território dos luxuosos. A marca anunciou na última quarta-feira que a picape topo de linha custará US$ 96.495, incluindo frete. As entregas estão programadas para começar em breve, ainda neste ano. Vale mencionar que a marca já vende uma Silverado EV mais básica, mas apenas para frotas.
E às vezes, mesmo tendo uma autonomia imbatível de 460 milhas à sua disposição não é suficiente para chegar ao carregador. A Silverado EV que o Youtuber dirigia ficou sem carga em um estacionamento a cerca de 100 metros de uma estação de recarga.
Contudo, é importante ressaltar que diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas para melhorar a autonomia dos veículos e as baterias de estado semi-sólido da Nio já são uma realidade. Após passar por vários testes de ajuste fino com sucesso, agora ela entrou em fase de produção em massa. Esses componentes podem oferecer uma autonomia de até 1.000 km por carga.