1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / PHB desenvolve novo tipo de controlador de energia para usinas de energia solar com potência de até 3,3 MWca
Tempo de leitura 3 min de leitura

PHB desenvolve novo tipo de controlador de energia para usinas de energia solar com potência de até 3,3 MWca

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/01/2022 às 11:05
PHB solar - energia solar - usinas de energia solar - controlador de energia
O novo controlador de energia da PHNB solar é capaz de ajustar automaticamente a potencia das usinas solares – foto: divulgação

A PHB, conhecida pelos seus inversores, desenvolveu um novo controlador de energia. O produto tem capacidade de controlar o desempenho de usinas de energia solar com 60 inversores e 3,3 MWca de potência

Nesta segunda-feira (17), a PHB solar lançou o SEC1000, um controlador de energia inteligente que, ao ser combinado com os inversores de energia solar, tem a capacidade de captar e analisar dados em tempo real. Contando com um painel de controle e um medidor trifásico, o SEC1000 pode ser ligado ao portal de monitoramento para controlar e gerenciar o desempenho dos inversores em usinas com 60 inversores e potência de até 3,3 MWca.

Leia outras notícias relacionadas

Novo produto da PHB solar é focado em clientes do Ambiente de Contratação Livre

O controlador de energia ainda pode ajustar de forma automática a potência ativa e outros parâmetros das usinas de energia solar, distribuindo e alocando os recursos do sistema de forma mais eficaz.

O produto da PHB tem como foco, principalmente, clientes do Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de energia solar fotovoltaica, que planejam se tornarem autoprodutores de energia. Com o novo controlador de energia inteligente, há a possibilidade de acompanhar a curva de geração juntamente com a curva de carga, uma funcionalidade única do produto da PHB.

Sendo assim, o cliente pode acompanhar o seu consumo, otimizando o gasto de energia solar e evitando ultrapassagens de demanda. As principais aplicações do SEC1000 nas usinas de energia solar são:

  • Zero Export
  • Ajuste do fator de potência do sistema
  • Limitação de potência no padrão de entrada

PHB lança outros medidores voltados para usinas solares

Os outros dois lançamentos anteriores da PHB solar foram os medidores CT-90 e PHB120T, que também operam com os inversores da fabricante e permitem que a potência injetada na rede concessionária seja limitada. O controlador de energia PHB120T é voltado para sistemas trifásicos de até 60 kWca, enquanto o CT-90 é voltado para sistemas monofásicos de até 8,5 kWca.

Os medidores tem como foco os clientes que planejam adquirir um sistema de energia solar e encontram-se limitados pelo padrão de entrada de energia, tanto para evitar gastos de adequação de medição ou diminuir o tempo de projeto. Os controladores de energia permitem configurar a potência do sistema de energia solar para que ele gere eletricidade para alimentar as cargas, exportando um valor determinado para a concessionária.

Caso, em algum instante, a carga seja baixa e a produção seja elevada, o inversor limita a potência para que não seja ultrapassada uma corrente pré-determinada. Vale ressaltar que os três produtos já estão disponíveis na plataforma de vendas da PHB.

Conheça a PHB Solar

A PHB é uma empresa que está presente há mais de 35 anos no mercado, sempre buscando por qualidade e inovação, com seriedade e avanço tecnológico nacional. Sendo assim, a empresa foi a primeira fabricante de inversores de energia solar a ser certificada pelo INMETRO no país, atuando na coordenação e desenvolvimento de normas reguladoras.

Sempre à frente, a PHB é uma indústria 100% brasileira com competência e pioneirismo tecnológico, desenvolvendo produtos para a Geração Distribuída como um todo. A engenharia da PHB oferta respostas ágeis e não precisa de uma consulta internacional, sendo uma empresa precursora no setor de energia solar.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos