Navio é o penúltimo do programa de modernização e expansão da frota (Promef) da Transpetro, subsidiária da Petrobras
No último dia 27/03 entrou em operação o navio petroleiro Garrincha, o navio pertence a Transpetro, uma subsidiária da Petrobras e foi construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco.
A embarcação é do tipo Aframax, baseado na terminologia Average Freight Rate Assessment (AFRA), em português, Valor Médio de Frete, sua capacidade de carregamento está na faixa de 80 mil a 120 mil toneladas de porte bruto (TPB) e é parte do programa de modernização e expansão da frota (Promef).
O navio Garrincha foi construído para transporte de petróleo e segue para Salvador (BA) para seu primeiro abastecimento.
O nome da embarcação homenageia o ex-jogador da seleção brasileira e do Botafogo, campeão nas Copas do Mundo de 1958, na Suécia, e 1962, no Chile.
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
- Carrefour e Atacadão sofrerão boicote no Brasil? Governador propõe retaliação comercial ao Carrefour após declarações sobre carne do Mercosul
- Ford choca ao registrar patente para exibir anúncios nos alto-falantes e telas dos carros: publicidade na sua direção?
O Promef
Lançado em 2004, o Promef marcaria o ressurgimento da indústria naval no país, mas sem uma política industrial definida para o setor por parte do governo federal, logo naufragou.
O programa previa a construção de 49 navios, mas 23 dessas encomendas foram canceladas ou suspensas, sendo 3 deles, modelo Panamax, que chegaram a ter a construção no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).
Os Aframax tem capacidade de carregamento na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB) e suas dimensões visam atender às limitações das eclusas do Canal do Panamá.
O Petroleiro Garrincha é o penúltimo navio do Promef, agora só faltará a ser entregue o Aframax Portinari, que está em construção no EAS (Estaleiro Atlântico Sul).
O EAS também sofreu com os cancelamentos da Transpetro e perdeu sete contratos, juntamente com outro estaleiro de Pernambuco, o Vard Promar que teve dois contratos cancelados.
A Transpetro já recebeu 25 navios do Promef, dez Suezmax e quatro Aframax construídos no EAS; quatro navios de produtos e um Panamax fabricados no Estaleiro Mauá; e seis gaseiros feitos no Vard Promar.
Ficha técnica do navio Garrincha (Tipo: aframax)
- Capacidade de transporte: 114 mil toneladas de porte bruto (TPB) que equivalem a aproximadamente 800 mil barris de petróleo
- Comprimento total: 249 m
- Largura: 43 m (boca) / Altura: 50 m / Calado: 15 m / Pontal (distância entre o fundo e o convés): 21 m
- Velocidade: 14,5 nós
- Autonomia: 16 mil milhas
- Total de tanques: 12 tanques