A licitação da Petrobras para afretamento de sondas para o campo de Mero avança para a segunda fase e quatro empresas seguem na disputa
A Petrobras anunciou a qualificação de quatro empresas para a segunda fase da licitação de sondas para o campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. São elas: a Constellation, Ocyan, Seadrill e Vallaris, que apresentaram as melhores propostas na fase I.
Leia também
- Gás natural – Investidores estrangeiros avaliam alternativas para explorar o significativo potencial de gás do Brasil
- Porto do Rio de Janeiro conta com novos projetos para aumentar a competitividade
- Aneel aprova comissionamento de usina de energia eólica na Bahia pela empresa EDF Energias Renováveis do Brasil
As companhias agora irão avançar para a etapa dos preços firmes. A comissão de licitação já enviou a lista das especificações técnicas exigidas pela Petrobras para as sondas.
Segundo informado pelo PetróleoHoje, acredita-se que algumas das taxas diárias ofertadas ficaram abaixo dos US$ 200 mil, mesmo sendo um contrato de longo prazo. O preço final, já contabilizando as exigências técnicas para cada equipamento, deverá ser apresentado no próximo mês.
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
Algumas empresas apresentaram mais de uma sonda na licitação. Há especulações de que a Ocyan estaria na disputa com a Norbe VIII e a Norbe XIX, a Seadrill também estaria concorrendo com mais de uma unidade. Já a Constellation, teria apresentado apenas o navio-sonda Brava Star.
A perspectiva é que a licitação seja concluída até setembro, com a aquisição de uma a duas unidades para operar pela Petrobras no campo de Mero .
A decisão sobre a quantidade de sondas a serem afretadas pela Petrobras na licitação deverão ser condicionadas pelo valor final das taxas diárias oferecidas no certame.
As sondas contratadas ficarão afretadas pelo período de 425 dias, com possibilidade de prorrogação por até 655 dias. Estima-se que a campanha de perfuração seja iniciada em junho de 2021.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.