Petrobras nomeia novo diretor de E&P

Carlos Alberto Oliveira gerente de E&P Petrobras Bolsonaro
 

Carlos Alberto Oliveira assume o lugar Solange Guedes no gerenciamento operacional do departamento de Exploração e Produção da estatal

O diretor-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, nomeou o experiente gerente de produção, Carlos Alberto Oliveira, como diretor de exploração e produção, substituindo Solange Guedes. A nomeação surpreendeu o mercado, já que Castello Branco havia anunciado várias mudanças no conselho de administração pouco depois de assumir sua posição na semana passada.

Guedes, cujo desempenho como executivo de alto nível tem sido considerado sólido e não ofuscante, será transferido para o segundo andar e ocupará um lugar no conselho supervisor da Petrobras.

Oliveira, cuja indicação ainda deve passar por um processo de aprovação interna, é altamente respeitado tanto dentro da Petrobras quanto entre as empresas internacionais de petróleo.

Ele foi uma figura de destaque na ascensão do major brasileiro para se tornar um dos principais produtores em águas profundas, com projetos premiados na Bacia de Campos.

O perfil Carlos Alberto Oliveira

Oliveira possui formação em engenharia mecânica, mas também é qualificado para pós-graduação em finanças e análise de investimentos.

Ele atuou como gerente geral da Petrobras para E & P de 1999 a 2002, mas foi transferido para a Argentina quando o novo governo do Partido dos Trabalhadores optou por amplas mudanças gerenciais na empresa.

Ele foi trazido de volta ao coração da administração da Petrobras em 2012, tornando-se responsável pelo desenvolvimento da produção, passando depois a assumir a responsabilidade pela estratégia e, mais recentemente, pelo gerenciamento de portfólio.

É provável que ele aumente o foco na eficiência dos investimentos, conforme proposto por Castello Branco.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.