1. Início
  2. /
  3. / Petrobras lançará edital para venda da P-7, P-12 e P-15 e se prepara para descomissionar outras 4 até 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras lançará edital para venda da P-7, P-12 e P-15 e se prepara para descomissionar outras 4 até 2021

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 12/06/2019 às 01:00

Sem categoria

Petrobras
7 plataformas serão vendidas como sucata
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Programa de desinvestimentos da Petrobras chega a sete plataformas, todas próximas do fim da vida útil, estimado em trinta anos

Que a Petrobras está vendendo uma boa parte der seus ativos, todo mundo sabe, mas agora a petroleira anuncia o lançamento de um edital para o fim do ano que vem, visando leiloar três plataformas, que já estão fora de operação, conforme o Clik Petróleo e Gás já havia anunciado.
As unidades serão as plataformas P-7, P-12 e P-15, que segundo consta no mercado, estão avaliadas entre US$ 250 mil a US$ 400 mil cada.

A curto prazo, até o final de 2021, a Petrobras planeja vender outras quatro plataformas, todas elas já estão quase no final de sua vida útil que é de 30 anos.
As próximas unidades a serem descomissionadas seriam a P-33 (campo de Marlim) e as PCA-1, 2 e 3 (campo de Cação). A primeira deve ser leiloada, como as três primeiras, mas as plataformas fixas PCAs devem ser vendidas em um processo licitatório para contratação de uma empresa especialista em desmontar plataformas (descomissionamento).

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O processo licitatório para descomissionamento das plataformas de cação já está em andamento na Petrobras e como a P-33 também deve passar pelo mesmo processo, esse mercado promete se tornar muito promissor no Brasil.
Segundo levantamento da Sigma Consultoria e Perícia, há no país, cerca de 73 plataformas que podem ser retiradas de operação devido a idade avançada, o que cria um mar de oportunidades para as empresas do setor.

Mercado promissor

A Sigma e o estaleiro macLaren de Niterói, de olho na evolução do mercado de descomissionamento, criaram o Centro Integrado de Descomissionamento (CID) que está preparado para fazer o desmonte e limpeza das peças e até o sucateamento do material, segundo declarou o diretor da Sigma, Mauricio Almeida.

As plataformas teriam dois destinos a serem escolhidos pela Petrobras, serem levadas para um CID para corte e venda para siderúrgicas dentro ou fora do Brasil ou serem vendidas para pequenas operadoras de campos maduros (produção em declínio).

Apesar destas unidades a serem leiloadas pela Petrobras, serem as mais antigas da companhia, pois entrarão em operação na década de 80, na bacia de Campos, ainda existe a possibilidade de aparecerem pequenas petroleira interessadas em arrematá-las ao invés de sucateá-las.

O leilão de plataformas de segunda mão não é uma novidade na Petrobras, recentemente a empresa já realizou a licitação para vender outras duas unidades, a P-27 e a P-34.

Veja também ! SBM Offshore acaba de ganhar da Petrobras obras de construção de FPSO para o pré-sal ! A unidade seria para o Campo de Mero ! Acesse aqui e saiba os detalhes !

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos