Possibilidade é de se criar uma subsidiária de geração de energia reunindo as termelétricas. Petrobras quer depois vender a empresa na bolsa
Depois do STF liberar a venda de suas subsidiárias sem precisar do aval do congresso, a Petrobras estuda a criação de uma subsidiária que reúna as termelétricas para depois ofertar suas ações na bolsa de valores.
A informação foi divulgada pela XP Investimentos através de um relatório enviado a clientes, ontem terça-feira (06/08), após reunião com executivos da petroleira e da qual também participou o CEO da Petrobras, Roberto Castello Branco.
As refinarias
O portfólio de termelétricas da Petrobras tem capacidade instalada de mais de 6 mil megawatts, o que faz da empresa uma maiores geradores de energia do Brasil.
O programa de desinvestimentos da estatal ainda não vendeu a totalidade da participação da empresa em suas refinarias, apenas a TermoBahia teve sua metade do controle vendida à francesa Total.
- Estude DE GRAÇA em uma universidade mundialmente conhecida! Universidade de Cambridge lança 6 cursos gratuitos de inglês para todos os níveis; veja como participar e aperfeiçoar o idioma
- Ganhar R$10.000,00 por mês mudaria sua vida? Baker Hughes está contratando: veja como conquistar uma vaga offshore com benefícios imperdíveis!
- Piloto revela o interior de cemitério secreto de aeronaves: 2.000 aviões aguardam reciclagem em local restrito! Veja imagens impressionantes
- CNH definitiva sem sair de casa no Brasil? Sim, o Detran tornou realidade essa opção facilitando a vida de milhares de motoristas
Outra hipótese que está sendo estudada pela petroleira é a criação de uma companhia de ativos de transporte de petróleo e gás, juntamente com empresas de petróleo que atuam no pré-sal.
Os diretores da Petrobras mencionaram a possível criação de uma empresa de transporte (midstream) no modelo de consórcio e logo após isto poderia ser vendida a participação da empresa, lançando ações na bolsa (IPO).
Alinhado com seu programa de desinvestimentos a Petrobras assinou acordo com o CADE para venda de empresas no setor de transporte e distribuição de gás no Brasil e de oito de suas refinarias até 2021.
Aliado a isto a Petrobras tem o planejamento de reduzir os custos do gás natural através incentivo à competição com a abertura do mercado.
Leia também ! Petrobras antecipará perfurações em Uirapuru, na Bacia de Santos !