1. Início
  2. /
  3. / Petrobras está autorizada a vender excedente de gás natural para o exterior
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras está autorizada a vender excedente de gás natural para o exterior

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 15/06/2019 às 14:56

Sem categoria

GNL vai ser exportado
MME autoriza Petrobras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Autorização foi dada à Petrobras pelo Ministério das Minas e Energia e publicada nesta sexta-feira (14/06) no Diário Oficial da União

A Petrobras conseguiu a autorização do Ministério das Minas e Energia para exportar e excedente do Gás Natural Liquefeito (GNL) através dos terminais marítimos nos Estados do Rio de Janeiro, da Bahia e do Ceará.
A responsável pela autorização foi a ministra substituta da pasta de Minas e Energia, Marisete Fátima Dadald Pereira, mas a Petrobras terá que garantir o pleno abastecimento do mercado interno de gás natural.

Uma outra condição imposta por Marisete, foi a apresentação, sempre até o dia 30 de cada mês, das informações sobre as exportações à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A ministra substituta declarou também que, “o excedente de GNL a ser exportado pode ser composto por carga resultante de uma só importação ou pela mistura de cargas importadas de diferentes fornecedores que celebraram contratos com a Petrobras”.

A TAG

Vale lembrar que a Petrobras continuará a utilizar os serviços de transporte de gás natural prestados pela TAG, por meio dos contratos já vigentes entre as duas companhias, sem qualquer impacto em suas operações e na entrega de gás natural para seus clientes.

A preocupação acontece depois da Petrobras ter concluído na última quinta-feira (13/6), a venda de 90% de sua participação na Transportadora Associada de Gás S.A. (“TAG”) para o grupo formado pela ENGIE e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ).

O fechamento da transação ocorreu com o pagamento total de R$ 33,5 bilhões para a Petrobras, sendo aproximadamente R$ 2 bilhões destinados à liquidação da dívida da TAG com o BNDES e ocorreu somente após a liberação do STF.

Veja também ! A Federação Única dos Petroleiros (Fup) atualizou, na manhã desta sexta-feira, 14, os números da greve geral que foi convocada para esta sexta-feira em todo País. Segundo a federação, subiram de nove para 14 as unidades da estatal atingidas pelo movimento, localizadas em 12 Estados, sendo 10 refinarias.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos