Novo contrato com a Portobello fortalece atuação da Petrobras no mercado livre de gás em Santa Catarina e eleva a eficiência energética da maior indústria ceramista do estado.
A Petrobras deu mais um passo estratégico na expansão de sua atuação no mercado livre de gás natural ao fechar um contrato com a Portobello, líder industrial no segmento ceramista e maior consumidora de gás natural em Santa Catarina.
A parceria representa a estreia da estatal no fornecimento direto para o setor de cerâmica, consolidando sua presença no mercado livre do estado e reforçando seu compromisso com soluções energéticas mais competitivas e seguras.
Petrobras entra no setor ceramista
A presença da Petrobras no setor ceramista marca uma nova fase de diversificação comercial da companhia.
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
-
Setor energético comemora: Brasil fura bloqueio tarifário e garante acesso total ao mercado americano
A Portobello, que possui grande relevância na economia catarinense, agora passa a contar com o fornecimento direto da estatal, fortalecendo sua matriz energética com uma fonte segura e eficiente.
“Estamos em processo de expansão e consolidação de nossa carteira de clientes no mercado livre de gás natural. Os novos contratos que foram celebrados, como este, com o ingresso da Petrobras como fornecedora em um novo setor, demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou Álvaro Tupiassu, gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras.
Investimentos bilionários para atender à demanda industrial
A estratégia da Petrobras está amparada por investimentos superiores a US$ 7 bilhões em novas infraestruturas para distribuição de gás natural.
Esses recursos também estão sendo aplicados no desenvolvimento de um portfólio diversificado de contratos, com prazos e condições comerciais adaptáveis às necessidades específicas de seus clientes.
A proposta é oferecer soluções flexíveis, que atendam às diferentes demandas do mercado industrial com confiabilidade e custo-benefício.
Eficiência energética impulsiona competitividade da Portobello
Do lado da Portobello, o novo acordo representa mais do que uma simples mudança de fornecedor: trata-se de um reforço à sua política de eficiência energética, considerada estratégica para manter a competitividade no mercado ceramista nacional e internacional.
“A competitividade da indústria cerâmica está diretamente ligada à eficiência energética. A parceria com a Petrobras nos dá segurança de fornecimento e condições comerciais compatíveis com nossos desafios de produção em larga escala, fortalecendo ainda mais nossa posição de referência no setor”, destacou Luciano Abrantes, CEO da unidade Portobello, do Portobello Grupo.
Energia inteligente para indústria de alta performance
O contrato entre Petrobras e Portobello é reflexo de um cenário energético que exige inovação, flexibilidade e parcerias estratégicas.
Com foco na ampliação do fornecimento de gás natural para setores-chave da economia, a Petrobras fortalece seu papel no suporte ao crescimento industrial sustentável, enquanto a Portobello consolida sua liderança com uma matriz energética mais eficiente e moderna.
Essa aliança marca uma nova etapa entre grandes indústrias e fornecedores de energia, mostrando que competitividade e sustentabilidade podem — e devem — caminhar juntas.