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Petrobras corta R$ 0,13 por litro no querosene de aviação a partir de setembro; redução acumulada em 2025 é de apenas 3,9%

Publicado em 01/09/2025 às 09:45
Estatal anuncia novo ajuste no preço do QAV, mas impacto sobre tarifas aéreas deve ser limitado.
Estatal anuncia novo ajuste no preço do QAV, mas impacto sobre tarifas aéreas deve ser limitado.
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Apesar da redução anunciada pela Petrobras, o corte no preço do querosene de aviação (QAV) é modesto: apenas R$ 0,13 por litro em setembro e R$ 0,14 no acumulado de 2025, mostrando que os custos do setor aéreo seguem praticamente estáveis.

A Petrobras informou nesta segunda-feira (1º) que vai reduzir em R$ 0,13 por litro o preço do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras a partir de setembro. A queda equivale a 3,7% em relação a agosto. No acumulado de 2025, a redução é de apenas 3,9%, o que mantém os custos do setor aéreo praticamente estáveis.

Segundo o portal istoedinheiro a mudança segue a política de contratos firmados com as distribuidoras, que preveem ajustes mensais no início de cada mês. O corte, porém, é considerado modesto diante da pressão de custos enfrentada pelas companhias aéreas.

O que representa a redução anunciada

O QAV é um dos principais insumos para o setor de aviação e responde por grande parte das despesas das companhias. Mesmo assim, uma queda de R$ 0,13 por litro não deve gerar alívio significativo nas tarifas cobradas dos passageiros. Isso porque outros fatores, como demanda, câmbio e custos de manutenção, também pesam no cálculo final das passagens.

No acumulado de 2025, a redução no preço médio do combustível soma R$ 0,14 por litro em relação a dezembro de 2024. Especialistas avaliam que esse nível de ajuste é insuficiente para mudar de forma consistente a estratégia das empresas aéreas, que seguem pressionadas por margens estreitas e alta competitividade.

Como funciona a venda do combustível

É importante destacar que a Petrobras não vende o QAV diretamente às companhias aéreas. O produto é comercializado para as distribuidoras, que são responsáveis por transportar o combustível até os aeroportos e repassá-lo às empresas do setor.

Esse modelo torna o processo de precificação mais complexo, já que além do valor definido pela Petrobras, entram em jogo custos logísticos e margens de revenda das distribuidoras.

Impacto nas tarifas aéreas

Embora a redução seja positiva, analistas apontam que o efeito sobre o preço das passagens deve ser pequeno. As empresas de aviação lidam com custos dolarizados, como leasing de aeronaves e manutenção, além da oscilação cambial que afeta diretamente suas despesas.

Dessa forma, mesmo que o combustível fique mais barato, não há expectativa de quedas imediatas e relevantes nas tarifas para os consumidores. O mercado deve seguir atento a variações maiores no preço do petróleo e à demanda por voos nos próximos meses.

O anúncio da Petrobras reforça a tentativa de dar previsibilidade ao setor, mas mostra que os cortes no QAV em 2025 ainda são tímidos frente ao tamanho dos custos operacionais da aviação. Para o passageiro, a redução dificilmente será sentida no bolso no curto prazo.

E você, acha que essas pequenas reduções de combustível deveriam ter impacto direto no valor das passagens ou o setor aéreo precisa rever sua política de preços? Deixe sua opinião nos comentários — queremos ouvir quem vive isso na prática.

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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