1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras confirma ao mercado descoberta de petróleo leve de ótima qualidade nas Bacias de Santos e Campos
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras confirma ao mercado descoberta de petróleo leve de ótima qualidade nas Bacias de Santos e Campos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/05/2020 às 10:33
Petrobras pré-sal bacia de Campos Santos óleo de qualidade
Plataforma em Jubarte,

Os poços de Búzios e Albacora operadoras pela Petrobras foram as protagonistas. A estatal afirma que prosseguira com o plano de avaliação de descobertas.

A Petrobras informou ao mercado financeiro neste segunda(11), que encontrou petróleo leve e de excelente qualidade no campo de Búzios, localizado ao sudeste do ativo. Essa descoberta é equivalente a uma “mina de ouro’ na visão dos especialistas.

O poço explorado na Bacia de Santos com profundidade aproximada de 2.108 metros de lâmina d”água. Até o presente momento, 208 metros deste reservatório está totalmente repleta de óleo do mesmo padrão do resto do campo.

Nota da oficial da Petrobras: “O petróleo, de ótima qualidade e compatível ao que foi constatado em outros poços do campo, foi comprovado por meio de testes realizados a partir de 5.400 metros de profundidade”, comunicou a estatal.

Apesar de não ser a única operadora no campo, a Petrobras detém participação majoritária do campo de Búzios junto com 2 petroleiras chinesas, que detém outros 10%. A CNOOC e CNPC detém 5% da exploração cada uma.

Petrobras também grande potencial também na Bacia de Campos

Apesar de concentrar muitos campos maduros que estão em processo de revitalização, a Petrobras ainda encontrou espaço para operar e aplicar mais tecnologia na Bacia de Campos, que resultou também em uma grande descoberta de petróleo de alta qualidade no poço de Albacora.

Nota da Petrobras sobre esta outras descoberta: “A descoberta consiste em cerca de 214 metros de reservatórios, com presença de óleo leve, comprovada por testes realizados a partir de 4.630 metros de profundidade”, comunicou a estatal, cujo detém 100% das operações do ativo e ressaltando que prosseguira com a estratégia de avaliação de descobertas.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos