MENU
Menu
Início Petrobras avança no projeto de exploração da Bacia de Santos e dá início à perfuração de mais um poço no pré-sal da área, o 3-BRSA-1387D-SPS, localizado no Bloco do Aram

Petrobras avança no projeto de exploração da Bacia de Santos e dá início à perfuração de mais um poço no pré-sal da área, o 3-BRSA-1387D-SPS, localizado no Bloco do Aram

28 de março de 2023 às 22:18
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A campanha de exploração da Petrobras na Bacia de Santos tem rendido bons resultados à petroleira nos últimos anos. Agora, ela deu início a mais uma perfuração no pré-sal da área, em um poço localizado no Bloco do Aram.
Foto: André Ribeiro / Agência Petrobras

A campanha de exploração da Petrobras na Bacia de Santos tem rendido bons resultados à petroleira nos últimos anos. Agora, ela deu início a mais uma perfuração no pré-sal da área, em um poço localizado no Bloco do Aram.

Mirando na ampliação de sua capacidade produtiva na região da Bacia de Santos, a Petrobras está com mais uma perfuração em andamento na área. Trata-se do poço 3-BRSA-1387D-SPS, localizado na área do pré-sal do Bloco do Aram. A empresa já vem realizando atividades exploratórias no bloco há alguns meses, e agora se prepara para intensificar a campanha com a nova perfuração em andamento.

Poço 3-BRSA-1387D-SPS está sendo perfurado pela Petrobras no pré-sal do Bloco do Aram em lâmina d’água de 1.977 metros, conforme a ANP

Recentemente, a Petrobras obteve um novo avanço em seu programa de exploração na Bacia de Santos ao iniciar a perfuração de um poço (3-BRSA-1387D-SPS) na camada do pré-sal no bloco de Aram.

Artigos recomendados

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o poço está sendo perfurado em lâmina d’água de 1.977 metros. Essa é mais uma aposta da petroleira para a exploração do pré-sal da região, mirando nas oportunidades futuras.

O bloco de Aram é uma parceria entre a Petrobras (80%) e a chinesa CNODC (20%), que arremataram a área durante a 6ª Rodada de Partilha em 2019, desembolsando R$ 5,050 bilhões de bônus de assinatura e oferecendo 29,96% de excedente em óleo para a União.

Essa é uma área que está na mira da companhia para se tornar uma das futuras grandes regiões de produção de combustíveis pela petroleira.

Em novembro de 2022, a Petrobras concluiu o teste de formação no poço pioneiro (1-BRSA-1381-SPS) de Aram, na descoberta de Curaçao, avaliando um espesso intervalo de reservatórios carbonáticos do pré-sal e verificando a produtividade da descoberta por dados dinâmicos de produção.

Durante o teste, foram coletadas amostras de óleo que serão enviadas para análises de laboratório, a fim de determinar suas características e propriedades.

O teste de formação, que ocorreu cerca de seis meses após a conclusão da perfuração do poço pioneiro 1-BRSA-1381-SPS em janeiro de 2022, complementou a avaliação desse poço com base em perfis.

Esses resultados serão fundamentais para entender melhor as características do reservatório e sua potencial produtividade. A Petrobras continuará a monitorar a área de Aram visando otimizar a produção e maximizar os resultados de suas operações na região.

Estatal vem investindo intensamente na exploração da Bacia de Santos nos últimos anos. Nova perfuração do poço no Bloco do Aram reforça compromisso da empresa

A perfuração do poço 3-BRSA-1387D-SPS representa um importante passo na estratégia de crescimento da Petrobras na Bacia de Santos, bem como no aumento da produção de petróleo e gás natural.

A companhia tem investido fortemente na exploração do pré-sal, o qual é considerado uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

O poço do Bloco do Aram está localizado na bacia sedimentar de Santos, uma das mais importantes do Brasil, e a expectativa é que possa trazer bons resultados em termos de descobertas de novas reservas.

A estatal tem sido pioneira na exploração do pré-sal na região e, desde então, vem obtendo excelentes resultados em sua produção.

Agora, a Petrobras continuará as atividades de monitoramento da área do pré-sal do Bloco do Aram após a perfuração do novo poço.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR