1. Início
  2. /
  3. / Petrobras anuncia leilão de balsas, guindastes e máquinas de tração
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras anuncia leilão de balsas, guindastes e máquinas de tração

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 16/08/2019 às 17:30

Sem categoria

Petrobras

Balsas oceânicas, guindaste e máquinas de tração estão entre os itens que vão participar do leilão eletrônico número 19.057 da Petrobras

Como parte do movimento para otimização do portfólio e melhoria de alocação do capital, a Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 15, que realizará em 17 de setembro um leilão eletrônico número 19.057, para venda de equipamentos contendo balsas oceânicas, guindaste e máquinas de tração. Nesta quarta-feira,14, a diretora-executiva de Refino e Gás Natural da estatal, Anelise Lara, afirmou que a companhia estuda participar do próximo leilão A-6 de projetos de geração de energia elétrica.

De acordo com a Petrobras, a alienação objetiva reduzir custos, uma vez que não há perspectiva de uso desses equipamentos em projetos da empresa. “A operação contribuirá para a melhor alocação do nosso capital e para a construção de futuro mais sustentável, com fortalecimento de participação em segmentos com maior vantagem competitiva e maior rentabilidade” informou a estatal.

Os lotes podem ser visitados até vinte dias antes do leilão no Canteiro de São Roque, situado em Vila de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe (BA); no Estaleiro Inhaúma, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro; e na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Rodovia Washington Luiz, quilômetro 113, sem número, no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Os desinvestimentos consideram a venda integral dos seguintes ativos:

  • Quatro balsas de serviço e apoio em trabalhos em navegação oceânica (BS-1, BS-5, BS-6 e BS-8);
  • Duas balsas de serviço, apoio e lançamento de jaquetas – estruturas que servem de base para plataformas fixas – de até três mil toneladas (BS-3) e de até oito mil toneladas (BGL-2);
  • Uma balsa-guindaste de lançamento de dutos rígidos submarinos, instalação de manifolds e equipamentos submarinos, içamentos especiais, instalação de plataformas fixas e descomissionamento de estruturas marítimas (BGL-1).
  • Também estão incluídos no edital o guindaste de convés da BGL-1 e duas máquinas de tração.

Como participar

O leilão será dividido em dez lotes, sendo uma balsa ou um equipamento em cada lote, e será realizado na modalidade Licitação Modo de Disputa Aberto, do tipo Maior Oferta de Preço por Lote, conforme as determinações da Lei 13.303, de 30/06/2016. Para acessar o edital clique aqui.

O pregão será realizado na modalidade de maior oferta de preço por lote e será realizado por meio do Portal Petronect. Para acessar, clique no menu em Compras e contratações > Alienação de Bens > Publicadas, selecione a empresa (Petróleo Brasileiro S.A.), leilão eletrônico número 19057.

A operação está aberta para potenciais compradores do mercado nacional e internacional. O leilão terá início às 10h (horário de Brasília). Os interessados devem solicitar inclusão no leilão até as 15h do dia 13 de setembro.

Leilão feito pelo governo para a iniciativa privada prevê mais de 400 milhões de reais em investimento na modernização dos terminais das três áreas dos portos de Santos e Paranaguá

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos