A Petrobras anunciou uma mudança estratégica radical em seus investimentos, com a retomada dos investimentos em suas refinarias.
A empresa planeja concluir a refinaria Abreu e Lima, no estado de Pernambuco, além do polo Gaslub, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Esses investimentos visam ampliar a oferta de óleo diesel, incluindo a produção em larga escala do Diesel R, também conhecido como diesel verde.
Diesel verde é produzido via coprocessamento de diesel mineral e óleo vegetal
O diesel verde é produzido mediante o coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, com uma parcela que pode variar de 5% a 10% de diesel renovável. A produção do Diesel R já faz parte da linha de investimentos da Petrobras no campo de pesquisa e é uma estratégia alinhada com a transição energética. A produção em larga escala, porém, só seria iniciada em 2023, na Refinaria de Cubatão.
Nova diretoria da Petrobras propõe ampliação da capacidade de suas refinarias
No entanto, a nova diretoria da empresa propõe já na reunião do Conselho de Administração, em 27 de setembro, um plano de ampliação da capacidade de suas refinarias, inclusive na Abreu e Lima, em Pernambuco, que produziria o Diesel R. Essa mudança, que envolve a construção de unidades 100% renováveis, está sendo feita para propor mudanças no plano de investimento da companhia.
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A criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, dirigida por Maurício Tolmasquim, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, inclui as atividades de engenharia, tecnologia e inovação. A proposta da nova diretoria é a construção de unidades que produzam apenas diesel 100% renovável, utilizado como diesel verde, a partir do óleo vegetal ou resíduo animal, como o sebo.
Recursos de US$ 1 bilhão para a refinaria Abreu e Lima
Os recursos para essa construção estão avaliados em US$ 1 bilhão para a refinaria Abreu e Lima, que poderá ser adequada à produção de Diesel R devido à sua condição de ser a mais nova unidade. Esse investimento possibilitará a ampliação da produção de 115 mil barris para 260 mil barris por dia em 2027.
Há também a construção em Itaboraí, no Rio de Janeiro, de unidades 100% renováveis, o chamado diesel verde. Claudio Romeo Schlosser, diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, revelou que as novas unidades no Rio e em Pernambuco vão passar ainda pelas etapas de projeto conceitual, básico e de detalhamento. Só depois vão para licitação e construção.
A RNEST (Refinaria Abreu e Lima) é especializada em produzir o óleo diesel S10, um dos melhores produtos que a Petrobras tem no mercado. Ela também produz o óleo combustível utilizado em grandes motores por setores da indústria, termoelétricas e navios, o Bunker 2020. A exportação de 25,6 mil toneladas de coque verde de petróleo para a China feita pela RNEST no ano passado apresentou o diferencial de um baixo teor de enxofre.
Refinaria Abreu e Lima poderá ser adequada à produção de Diesel R
O Diesel R é um combustível mais sustentável, com menor pegada de carbono e maior eficiência energética, qualidades que reforçam o compromisso da Petrobras com a transição energética. A produção em larga escala dependerá de ajustes com os fornecedores de óleo diesel e da diversificação de outras matérias-primas para processamento nas refinarias da Petrobras.
A Petrobras anunciou uma mudança em seu plano de investimentos, incluindo a retomada dos investimentos em suas refinarias. O objetivo é ampliar a oferta de óleo diesel, com a produção em larga escala do Diesel R, também conhecido como diesel verde. Para tanto, a Petrobras investirá na conclusão da refinaria Abreu e Lima e do polo Gaslub, em Itaboraí, RJ.
A criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, dirigida por Maurício Tolmasquim, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, inclui atividades de engenharia, tecnologia e inovação. Os recursos para essa construção estão avaliados em US$ 1 bilhão para a refinaria Abreu e Lima, que poderá ser adequada à produção de Diesel R. A produção em larga escala em refinarias está prevista para iniciar em 2023. A proposta da nova diretoria é a construção de unidades que produzam apenas diesel 100% renovável, utilizado como diesel verde.