1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Pesquisadores japoneses trabalham em novo método de captura de carbono com eficiência de 99%
Tempo de leitura 2 min de leitura

Pesquisadores japoneses trabalham em novo método de captura de carbono com eficiência de 99%

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 31/05/2022 às 12:18
Atualizado em 30/06/2022 às 22:39
carbono - energia - captura de carbono - japoneses
Foto: Pixabay

Pesquisadores do Japão estão trabalhando em um novo método de captura de carbono que promete ser muito mais eficiênte e mais rápido

Seiji Yamazoe, professor da Universidade Metropolitana de Tóquio (TMU), lidera equipe de pesquisadores que desenvolveu um método de captura de carbono que remove o dióxido de carbono diretamente da atmosfera. Em comunicado à imprensa, os pesquisadores afirmaram que o método tem uma eficiência de 99%.  

A equipe de Yamazoe vem trabalhando em um sistema de separação de fase líquido-sólido para capturar carbono diretamente da atmosfera. O sistema funciona como um DAC líquido, onde o gás é borbulhado através de uma solução líquida e em vez de ficar preso na solução, a reação química faz com que o carbono preso seja insolúvel e saia da solução como um sólido. 

carbono - pesquisadores - cientistas - japão
Imagem ilustrativa: Foto: TMU

Captura de dióxido de carbono diretamente do ar

A esperança dos ambientalistas é que os pesquisadores consigam desenvolver tecnologias baratas e eficientes para evitar uma catástrofe climática. Para conter a quantidade de dióxido de carbono liberada na atmosfera, muitas estratégias estão sendo aplicadas, sendo a captura direta de ar (DAC) uma das mais promissoras. 

Segundo a Agência Internacional de Energia, o carbono capturado pode ser usado no processamento de alimentos ou até mesmo na produção de combustíveis sintéticos.

Existem duas abordagens principais para a captura de carbono. Uma abordagem é chamada de ‘DAC líquido’, onde o ar passa por sistemas líquidos, gerando uma reação química entre uma solução líquida e o dióxido de carbono e este fica preso na solução.  

A outra abordagem se chama ‘DAC sólido’, que usa filtros sólidos que reagem com o dióxido de carbono e os ligam a eles. Ambos os sistemas são reversíveis, o que significa que o dióxido de carbono retido pode ser liberado usando altas temperaturas quando necessário. 

Solução para o meio ambiente 

Hoje em dia, a captura direta de ar é uma das poucas opções de tecnologia disponíveis para remover CO 2 da atmosfera. Essa tecnologia é a esperança de muitos cientistas que esperam que a quantidade de carbono liberada na atmosfera seja equivalente a quantidade removida. Alguns setores como aviação e indústria são muito mais difíceis se serem descarbonizadas. As tecnologias de remoção de carbono, como o DAC, podem ser uma parte importante do conjunto de opções de tecnologia usadas para atingir as metas climáticas.  

Atualmente, vários sistemas de descarbonização estão sendo implementados ao redor do mundo, o problema é a perda de eficiência dos equipamentos utilizados nesses sistemas com o passar do tempo.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos