1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Pesquisadores de São Paulo fazem descoberta inédita que permite geração de energia utilizando água do esgoto
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Pesquisadores de São Paulo fazem descoberta inédita que permite geração de energia utilizando água do esgoto

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/10/2022 às 12:13
Pesquisadores de São Paulo fazem descoberta inédita que permite geração de energia utilizando água do esgoto
A Estação de Tratatamento de Esgoto (ETE) Alegria, que lidera um programa para transformar o esgoto urbano em energia. Foto: Marcio Schittini.

Pesquisadores de São Paulo estão desenvolvendo um projeto capaz de gerar energia limpa por meio da água do esgoto. A iniciativa poderá contribuir com a indústria de etanol.

A geração de energia limpa vem ganhando vários novos métodos para garantir a sustentabilidade mais eficiente no mundo. Além disso, os serviços possibilitam uma melhor qualidade de vida, pelos planos que a ciência cria. Sendo assim, pesquisadores de São Paulo encontraram uma nova forma de gerar energia, a partir da água do esgoto.

Projeto é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSan Tec)

Este processo permitirá a separação de resíduos para gerar energia a partir da água do esgoto. O projeto de energia limpa foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSan Tec), da Universidade de São Paulo (USP), e, para isso, a equipe desenvolveu uma célula que gera energia com água do esgoto.

Desse modo, o grupo de pesquisadores focam em seis unidades do laboratório, que apresentam uma potência de 48W por metro cúbico de volume do sistema. Dessa forma, os pesquisadores planejam aprimorar a atuação do novo método.

Iniciativa de energia limpa dos pesquisadores de São Paulo poderá beneficiar as indústrias de produção de etanol

Para o novo projeto de energia a partir da água do esgoto dos cientistas de São Paulo, já foi solicitada uma patente. O processo é bem semelhante com o sistema de vinhaça, para a produção do etanol.

Entretanto, os pesquisadores isolaram os materiais sintéticos e as bactérias eletrogênicas. Além disso, o projeto também pode trazer benefícios às indústrias de produção de etanol e também trará um equilíbrio para a mitigação de resíduos no meio ambiente.

As estações de tratamento serão mais eficientes. Será aplicado, nos esgotos das grandes cidades, o desenvolvimento de um sistema inovador para a geração de energia limpa. Sendo assim, a energia será menos desperdiçada.

Gás do esgoto pode ser transformado em hidrogênio para veículos

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa de Energia Limpa do Estado de Ohio, nos EUA, planeja transformar o gás, emitido pelo esgoto, em um novo combustível de hidrogênio que será sustentável e ajudará carros a reduzirem a emissão de gases poluentes ao meio ambiente.

Segundo Lang Qin, pesquisador da universidade, o sulfeto de hidrogênio, gerado pelos esgotos, é um dos gases que mais prejudicam o meio ambiente e a indústria.

De acordo com o estudo dos pesquisadores, o trabalho demonstra uma nova estratégia para a remoção de sulfeto de hidrogênio de alto rendimento com o uso de um transportador de enxofre de modificação de dopante de baixa porcentagem, gerando novos insights para uma estratégia de separação de dopante eficaz, contribuindo no projeto de um futuro transportador.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos