Concessão das estradas federais em SC está mais perto do que nunca, mas valor do pedágio preocupa e pode pesar no bolso do catarinense!
Santa Catarina pode estar prestes a ver as suas estradas federais em um novo modelo de concessão. O governo estadual pediu ao Ministério dos Transportes (MT) que a BR 153, BR 282, BR 470 e BR 480 entrem na lista das concessões planejadas pelo governo federal. A ideia é promover uma concessão mais enxuta, com contratos mais curtos e menos investimentos exigidos das empresas concessionárias.
O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que explicou a proposta do governo Lula 3.
Segundo ele, o objetivo é adotar concessões “inteligentes”, que dividiriam o Estado em três lotes, incluindo tanto estradas federais (BRs) quanto estaduais (SCs).
- Janja, esposa de Lula, defende que Petrobras explore nova jazida de petróleo que pode render 5 BILHÕES de barris e gerar 350 MIL novos empregos dizendo que a estatal ‘é uma potência na questão
- Escassez de mão de obra chega ao Sul do país, onde está difícil encontrar pessoas para atuar na indústria, construção civil e comércio
- Construção de túnel de 500 MILHÕES é paralisada por conta de desmatamento e cada árvore derrubada custará R$ 100 MIL
- EUA estão à beira da falência? Elon Musk alerta para dívida trilionária e o impacto de uma inovação recente que pode acabar com a economia americana
No entanto, esses trechos catarinenses ainda estão em estudo, enquanto outros estados já têm concessões em andamento.
O secretário-adjunto de Infraestrutura de SC, Ricardo Grando, indicou que o estado está cético quanto ao custo do pedágio sugerido no modelo proposto.
De acordo com ele, a tarifa apresentada pelo MT seria de R$ 0,18 por quilômetro rodado, o que significa que um percurso de 100 km sairia por R$ 18.
Grando explicou que, antes de avançar com concessões para estradas estaduais, o estado pretende reformar e recuperar esses trechos, deixando as concessões como uma possibilidade futura.
“Aceitamos, sim, e pedimos isso ao governo federal: que façam as concessões das BRs 153, 282, 470 e 480,” afirmou Grando.
Quais os pedágios mais caros em 2024?
Em 2024, o título de pedágio mais caro das rodovias federais do Brasil fica no Rio Grande do Sul. A concessionária Ecosul, que administra trechos das BRs 116 e 392, aplicou um aumento de 28,9% na tarifa, elevando o custo para R$ 19,60 para veículos de passeio.
Essa tarifa, estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marca o pedágio mais alto entre as rodovias federais, refletindo o impacto de reajustes significativos para os motoristas que transitam pelo estado.