1. Início
  2. / Economia
  3. / Pedágio nas estradas federais: BRs 153, 282, 470 e 480 na mira do governo com tarifa que pode chegar a R$18 a cada 100 km rodados!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Pedágio nas estradas federais: BRs 153, 282, 470 e 480 na mira do governo com tarifa que pode chegar a R$18 a cada 100 km rodados!

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 13/11/2024 às 22:32
Pedágio nas estradas federais: BRs 153, 282, 470 e 480 na mira do governo com tarifa que pode chegar a R$18 a cada 100 km rodados!
BRs 153, 282, 470 e 480 podem ser concedidas com modelo de pedágio “inteligente” (Imagem: Reprodução)

Concessão das estradas federais em SC está mais perto do que nunca, mas valor do pedágio preocupa e pode pesar no bolso do catarinense!

Santa Catarina pode estar prestes a ver as suas estradas federais em um novo modelo de concessão. O governo estadual pediu ao Ministério dos Transportes (MT) que a BR 153, BR 282, BR 470 e BR 480 entrem na lista das concessões planejadas pelo governo federal. A ideia é promover uma concessão mais enxuta, com contratos mais curtos e menos investimentos exigidos das empresas concessionárias.

O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que explicou a proposta do governo Lula 3.

Segundo ele, o objetivo é adotar concessões “inteligentes”, que dividiriam o Estado em três lotes, incluindo tanto estradas federais (BRs) quanto estaduais (SCs).

No entanto, esses trechos catarinenses ainda estão em estudo, enquanto outros estados já têm concessões em andamento.

O secretário-adjunto de Infraestrutura de SC, Ricardo Grando, indicou que o estado está cético quanto ao custo do pedágio sugerido no modelo proposto.

De acordo com ele, a tarifa apresentada pelo MT seria de R$ 0,18 por quilômetro rodado, o que significa que um percurso de 100 km sairia por R$ 18.

Grando explicou que, antes de avançar com concessões para estradas estaduais, o estado pretende reformar e recuperar esses trechos, deixando as concessões como uma possibilidade futura.

“Aceitamos, sim, e pedimos isso ao governo federal: que façam as concessões das BRs 153, 282, 470 e 480,” afirmou Grando.

Quais os pedágios mais caros em 2024?

Em 2024, o título de pedágio mais caro das rodovias federais do Brasil fica no Rio Grande do Sul. A concessionária Ecosul, que administra trechos das BRs 116 e 392, aplicou um aumento de 28,9% na tarifa, elevando o custo para R$ 19,60 para veículos de passeio.

Essa tarifa, estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marca o pedágio mais alto entre as rodovias federais, refletindo o impacto de reajustes significativos para os motoristas que transitam pelo estado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x