1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Parque eólico que recebeu investimentos de mais de 1,5 bilhão de reais entra em operação. O empreendimento vai fornecer energia à unidade da Braskem, na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 4 min de leitura

Parque eólico que recebeu investimentos de mais de 1,5 bilhão de reais entra em operação. O empreendimento vai fornecer energia à unidade da Braskem, na Bahia

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 11/05/2021 às 17:11
Parque eólico – Bahia – Braskem
Parque eólico/ Fonte: Jornal Correio

O parque eólico foi construído pela EDF Renewables, em Campo Formoso, na Bahia. O Complexo suprirá demanda da petroquímica Braskem

A EDF Renewables iniciou a operação de parque eólico que fica localizado em Campo Formoso, no estado da Bahia. O empreendimento, que irá suprir as demandas da petroquímica Braskem no estado, recebeu investimentos de R$ 1,5 bilhão e contará com 82 aerogeradores e 344 MW de capacidade instalada (o que equivale ao consumo de 850 mil residências brasileiras). No acordo feito, a Braskem se comprometeu a comprar energia do projeto da EDF Renewables por 20 anos em um contrato de compra de energia renovável.

O parque eólico da EDF Renewables, no estado da Bahia

A construção desse parque eólico no estado da Bahia é o terceiro empreendimento da EDF Renewables a entrar em operação no Brasil, envolvendo a implantação de um plano de contratação e capacitação de mão de obra local para que os moradores das áreas próximas ao empreendimento possam aproveitar essas oportunidades. O pico de contratação de serviços pela EDF Renewables atingiu mais de 800 pessoas, das quais 67% eram mão de obra local.

Ao longo do projeto de construção do parque eólico, também foram realizadas algumas ações socioambientais, como a produção de viveiros, o plantio de mais de 15 mil mudas e o plantio de 20 espécies típicas da caatinga, como Licurizeiro, Umbuzeiro, Braúna, Angico e Aroeira, que são típicas da vegetação da caatinga, que é 100% do bioma brasileiro.

Incluindo esse parque eólico, nomeado de Folha Larga Norte, a EDF Renewables possui, ao todo, no Brasil, uma capacidade de 527 MW. Na região Nordeste, a empresa também ampliou o parque eólico Ventos da Bahia (182 MW) a mais de 300 quilômetros da capital da Bahia, o parque eólico Serra do Seridó (242 MW), em Junco do Seridó, e ambos estão em construção no estado do Pará.

O contrato da Braskem para usufruir da energia do complexo eólico na Bahia

O parque eólico Folha Larga Norte possibilitou a realização da venda de energia, ao ser viabilizada nos leilões governamentais ACR A-4/2018 e ACR A-6 / 2018, no mercado livre pela celebração do compromisso com a petroquímica Braskem como consumidor âncora, além de outros agentes. Pelo acordo, a empresa comprometeu-se a realizar a compra da energia do parque eólico da EDF Renewables na Bahia, por 20 anos, em um contrato de compra de energia renovável.

Paulo Abranches, o CEO da EDF Renewables no Brasil, diz que a contratação de energia renovável no mercado livre permite que as companhias contribuam de forma decisiva na transição energética, além de promover importantes impactos para os negócios e melhorias sociais no entorno dos projetos. O contrato de compra e venda de energia produzida no parque eólico na Bahia, com a petroquímica Braskem, demonstra a competitividade da EDF Renewables e os posiciona como um importante player em energias renováveis no Brasil, conclui Abranches.

Gustavo Checcucci, Diretor de Energia da Braskem, disse que tal parceria com a EDF Renewables atende a importantes premissas da atuação sustentável da companhia, além da contribuição de modo mais efetivo para viabilização de novas fontes de energia renovável na matriz energética do país e da petroquímica Braskem, contribuindo para redução das emissões de carbono e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico do interior da Bahia, a partir da construção do parque eólico.

O diretor de Energia da Braskem ainda ressalta que a empresa tem o objetivo de estar entre as melhores indústrias químicas do mundo em intensidade e consumo energético, os fortalecendo como um importante usuário de energia provinda de fonte renovável. Foi assumido recentemente o compromisso de se tornarcarbono neutro até 2050 e a utilização de matrizes energéticas renováveis em sua operação é parte essencial desse processo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos