A EMGEPRON e a TideWise vão construir drones navais para a indústria naval brasileira. O projeto é pioneiro na América Latina e visa fortalecer a defesa e a segurança nacional. O primeiro drone, chamado SUPPRESSOR, será entregue em 2025 e terá capacidade para diversas missões marítimas.
A EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais) e a TideWise, empresas do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, assinaram um novo contrato para construir drones navais no mercado. A parceria visa revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, com a produção do primeiro Unmanned Surface Vehicle (USV) SUPPRESSOR. O projeto ainda promete fortalecer a indústria naval e a defesa nacional, oferecendo capacidades para guerra naval, vigilância e combate a ilícitos. Com um orçamento de 20 milhões de reais, a embarcação, desenvolvida em parceria com a Tidewise, será entregue até o final de 2025.
Veja: Marinha do Brasil assina o contrato do USV SUPRESSOR
Novo projeto de construção de drones para a indústria naval brasileira
A EMGEPRON e a TideWise, duas empresas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), firmaram um contrato importante para a construção de drones navais.
Essa parceria promete revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do Brasil nos próximos anos.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
Esse projeto, pioneiro no país e na América Latina, tem como objetivo criar embarcações autônomas de superfície multipropósito, proporcionando mais versatilidade e segurança em ambientes operacionais da indústria naval.
O contrato entre as duas empresas inclui o projeto e construção de Unmanned Surface Vehicles (USVs), conhecidos como SUPPRESSOR.
A primeira embarcação terá 7 metros de comprimento, será construída em alumínio naval, impulsionada por propulsão a diesel, e equipada com sensores de navegação, sonar multifeixe e Remote Operated Vehicle (ROV).
Primeira embarcação do projeto da EMGEPRON e TideWise será entregue em 2023
Com um orçamento estimado em 20 milhões de reais, a conclusão da primeira embarcação da EMGEPRON e TideWise está prevista para o final de 2025.
O projeto visa atender às demandas específicas dos operadores da indústria naval, priorizando o controle e a segurança das comunicações.
O objetivo final é fortalecer o Setor de Defesa e Segurança nacional, proporcionando capacidade para a guerra de minas navais, guerra antissubmarino e vigilância em águas marítimas, costeiras e fluviais.
Além de operar remotamente ou de forma autônoma, o USV SUPPRESSOR oferece versatilidade e permanência em ambientes desafiadores.
Sua mobilidade otimiza custos logísticos e operacionais, sendo aplicável em diversas situações, como garantia à navegação, levantamento hidrográfico e combate a ilícitos, conforme destaca as companhias.
Agora, a nova parceria da EMGEPRON e da TideWise para o projeto de drones não apenas impulsiona o desenvolvimento tecnológico do país, mas também fortalece a indústria naval nacional, garantindo autonomia para o ambiente marítimo.
Fonte: Petronoticias