O projeto pretende deixar as rodovias mais limpas quanto à emissão de dióxido de carbono.
O estado do Paraná está contando com um projeto-piloto com o intuito de levar o fornecimento de gás natural para o interior em mais de 123 km. O projeto está sendo realizado em parceria com duas instituições, sendo a NEOgás e a Compagas. Com relação ao mesmo, é estimado que o estado do Paraná se torne um dos primeiros da região Sul, que também abrange o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto ao ciclo completo de fornecimento de gás via terrestre a partir de uma cadeia.
O Diretor Técnico-Comercial da Compagas, Rafael Longo, destacou que está se sentindo positivo com a iniciativa e deverá levar aos usuários e transportes pesados a viabilidade do uso de gás natural de modo a diminuir exponencialmente a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente. A todo, com o uso das novas tecnologias aplicadas, é estimado que a redução do CO₂ deverá ser, no meio ambiente, de ao menos 23%. O gás natural, de acordo com ele, está sendo uma alternativa mais viável que o uso de diesel.
Como vai funcionar o projeto de gás natural da Compagas e NEOgás no estado do Paraná?
Segundo a coletiva de imprensa da Neogás com a Compagas, a iniciativa terá duração de ao menos 30 dias, onde o gás natural deverá ser comprimido pela Compagas e enviado através da estação de Ponta Grossa. Posteriormente, deverá ser transferido em mais de 130 km de distância até chegar à cidade de Arapoti. Esse transporte será necessário para haver o abastecimento da indústria BO Paper. A Bo Paper recebe gás natural em grande escala para a realização de seus processos industriais.
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Indicadores do projeto e o que se espera dele na economia
A NEOgás afirmou que um dos objetivos será medir qual é o desempenho do Scania, uma categoria de caminhão, durante o processo de transporte de gás. Deste modo, os profissionais deverão analisar quais são as características do veículo, qual o seu desempenho na estrada e quais velocidades pode andar em segurança. O uso do caminhão Scania tem intuito de alinhar a redução de emissão de dióxido de carbono junto a diminuição de custos emitidos pela instituição.
Não é somente no estado do Paraná que a Neogás vem se tornando líder no setor, como também de todo o Brasil quando se fala de GCN. Ao todo, estima-se que enviem mais de 5 milhões de quilômetros de gás por ano e, segundo afirma Neumayer, é esta categoria de gás que permite a sustentabilidade dos caminhões mais pesados em todas as rodovias, fazendo com que elas se tornem mais viáveis para fauna e flora. Os objetivos do projeto são bastante ambiciosos e estimam que em pouco tempo, se os resultados forem positivos, todos os veículos de transporte farão o uso de gás natural para o transporte de cargas.
Quando se compara o uso de gás natural ao diesel, é válido salientar que a redução de NOx (óxidos de nitrogênio) é de 90% enquanto a redução de metais pesados dispostos sobre o meio ambiente chega a cerca de 85%. Assim sendo, pode-se dizer que os efeitos do uso de combustíveis mais limpos poderão ser observados a curto prazo e são uma boa forma do país em conseguir alcançar as suas metas climáticas segundo a Cúpula do Clima até o ano de 2030.
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