1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Para torná-los mais acessíveis à população, as montadoras Renault, Mitsubishi e Nissan se juntam para novos lançamentos de carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Para torná-los mais acessíveis à população, as montadoras Renault, Mitsubishi e Nissan se juntam para novos lançamentos de carros elétricos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/01/2022 às 08:14
carros elétricos - carros - elétricos
Fonte Image: Luiz Gustavo Pacete/Forbes – Google Imagens

As montadoras tem como o objetivo da união aumentar o acesso aos carros elétricos por meio de novos lançamentos

As montadoras de veículos Renault, Mitsubishi e Nissan estão se juntando para formar uma aliança que visa desenvolver em conjunto novos carros elétricos, para torná-los mais acessíveis à população. A intenção das montadoras foi revelada pela Reuters nesta segunda-feira, 24 de janeiro, após ouvir fontes ligadas ao assunto.

Leia também:

As três montadoras, que são renomadas no segmento automotivo, irão triplicar os investimentos para produzir carros elétricos, já que a demanda e a competitividade no mercado estão cada vez maiores. Para isso, a Renault, a Mitsubishi e a Nissan pretendem investir, juntas, pelo menos US$ 23 bilhões – aproximadamente R$ 126 bilhões pela cotação atual – durante os próximos cinco anos.

As montadoras batizaram a união de “Aliança para 2030” e devem formalizá-la oficialmente na quinta-feira, 27 de janeiro, disponibilizando também mais informações. Segundo a Reuters, o planejamento aborda “cooperação intensificada” entre as montadoras, bem como uma “visão compartilhada sobre eletrificação e mobilidade conectada”. A aliança das três companhias desenvolveu e implantou, em partes, quatro plataformas de carros elétricos.

Além dos pontos já abordados, a junção também prevê a utilização compartilhada das novas baterias de íon lítio de estado sólido, as quais a Nissan está sendo responsável pela pesquisa e desenvolvimento. Essa tecnologia das novas baterias, que é livre de cobalto, torna possível a redução em 65% dos custos de produção do componente, fato indispensável para que os carros elétricos possam se tornar mais baratos

30 modelos novos nos próximos 8 anos

A partir da “Aliança para 2030”, a expectativa é de que ao menos 30 novos modelos de carros elétricos sejam lançados no mercado até o ano de 2030, de acordo com fontes da publicação. Os carros irão usar cinco plataformas comuns, sendo que quatro delas já estão desenvolvidas e implantadas parcialmente, ao passo que a quinta deverá ser lançada em meados de 2025.

Das plataformas citadas, uma é designada a carros mais acessíveis e a outra a SUVs elétricos. As outras duas, entretanto, são destinadas para carros minúsculos (kei cars) e veículos comerciais leves. Já a quinta plataforma, que ainda está sendo desenvolvida pelos profissionais responsáveis pelo setor na Renault, irá ter como foco os modelos compactos.

A Nissan já tinha optado por utilizar esta plataforma, denominada de CMFB-EV, e outros componentes que são padronizados, para tornar o carro compacto Nissan Micra elétrico. Além disso, a Renault deve produzir um carro elétrico parecido baseando-se nesta mesma plataforma, segundo as fontes. A previsão de lançamento do Micra EV é ainda para essa década.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos