Há chances do sedã Hyundai Elantra ser desenvolvido no mercado brasileiro. Com espaço nos sedãs médios, Hyundai pode competir com o famoso Toyota Corolla.
A Hyundai anunciou, no começo do mês, a chegada de dois novos modelos no mercado automotivo brasileiro para o segundo semestre, o SUV Palisade e o hatch Ioniq 5. Contudo, a marca sul-coreana ainda não confirmou qual será o terceiro carro a ser produzido em território nacional na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO). A planta localizada no interior de Goiás possui capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, contudo, hoje só produz o HR-V e o Tucson. Contudo, ainda conta com bastante espaço para um novo modelo. Um bom palpite de especialistas para a marca talvez seja o sedan Hyundai Elantra, que poderia competir com o Toyota Corolla, que em sua nova geração ganhou um apelo muito mais arrojado e esportivo.
Atualmente, a marca produz a família HB20 e o Creta em sua fábrica de Piracicaba (SP), e, só com eles, já consegue alcançar a capacidade máxima de 200 mil veículos por ano.
Já em relação às importações, o Grupo Caoa atua no Brasil com as novas gerações do Kona (elétrico e híbrido) e do Ioniq (híbrido), além do Tucson produzido por aqui. Também foi confirmado o lançamento do Palisade e do Ioniq 5, assim como a chegada da nova geração do Kona ou do Santa Fe.
- Os 10 piores carros para comprar no Brasil: Modelos cheios de problemas que podem virar um pesadelo
- Honda City hatch 2025: 17 km/l, 4 versões, 126 cv e preços entre R$ 117.500 e R$ 141.400! é o melhor da categoria?
- Nova lei do Detran impõe novas regras de validade para CNH, pode cancelar carteiras de habilitação com final 0 a 9 e tornar um pesadelo a vida dos motoristas
- Toyota surge com poderoso carro de 232 cv de potência que chega ao mercado com 240 mil km de garantia e promete vender que nem água
Como pode-se perceber, a Hyundai está presente no mercado automotivo brasileiro em vários segmentos, como hatches e sedãs de entrada, hatch médio e SUVs de todas as categorias. Contudo, falta uma opção entre os sedãs médios, que pode ser preenchida pelo sedan Hyundai Elantra, para competir com o famoso Toyota Corolla.
Por que a Hyundai poderá fabricar o Elantra para o Brasil?
Escolher o sedã Hyundai Elantra para ser produzido no mercado brasileiro pode ser uma ótima saída para a marca. Desde a mudança de categoria pelo Civic, o segmento de sedãs médios atualmente é dominado pelo Toyota Corolla, que teve 42.923 unidades vendidas em 2023.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo respondeu por 77,99% das vendas na categoria. Neste cenário, o sedã Hyundai Elantra desponta como uma alternativa da marca para conquistar uma fatia da participação do Toyota Corolla e, quem sabe, até mesmo roubar sua liderança.
Essa última possibilidade seria bem difícil de se concretizar, contudo, certamente o modelo tem tudo para deixar o campeão pelo menos um pouco desconfortável. Vale destacar que, em dimensões, o Hyundai Elantra conta com 4,71 m de comprimento, sendo 2,72 m de distância de entre eixos. A altura é de 1,41 m e a largura é de 1,82 m.
Rival do Toyota Corolla entrega 147 cavalos de potência
Já na mecânica, o sedã Hyundai Elantra conta com uma gama relativamente ampla de opções, levando em conta o modelo vendido nos Estados Unidos. A opção de entrada conta com um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros e apenas 147 cavalos de potência máxima de 18,2 kgfm de torque.
Há também uma opção com propulsor 1.6 de quatro cilindros e turbo que chega aos 201 cavalos de potência e 26,9 kgfm de torque. Em alguns mercados também está disponível uma opção híbrida, com motor 1.6 aspirado e um segundo elétrico que juntos entregam 139 cavalos.
A versão N do rival do Toyota Corolla é equipada com motor 2.0 turbo de 280 cavalos e torque de 39,7 kgfm, além, é claro, de várias mudanças mecânicas e estéticas com foco na esportividade. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 5,3 segundos.