1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Para operar campos de petróleo com eficiência energética, supercomputadores e internet de alta velocidade é chave
Tempo de leitura 2 min de leitura

Para operar campos de petróleo com eficiência energética, supercomputadores e internet de alta velocidade é chave

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 06/06/2020 às 06:20
petróleo e gas supercomputador exxonmobil

Desenvolver energia no ramo petrolífero requer um conjunto de ferramentas tecnológicas de grande performasse. Ele se baseia em levantamentos geológicos detalhados para encontrar as plataformas de perfuração de alto desempenho para acessar petróleo e gás e, finalmente, a capacidade de transportar o gás bruto ou natural de forma responsável.

A ExxonMobil, principal petrolífera dos EUA, disse que as empresas de energia também dependem de supercomputadores poderosos para operar com sucesso seus campos de petróleo e gás.petróleo e gás armazenadas em áreas de difícil acesso, os algoritmos dos supercomputadores aumentam as chances de operar poços seguros e comercialmente bem-sucedidos.

Esses modelos complexos, baseados em grandes quantidades de dados, levam muito tempo para serem construídos. Mas um grupo de cientistas da ExxonMobil desenvolveu um software inovador capaz de desenvolver os modelos em minutos e não em dias.

Esse marco foi alcançado no Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação da Universidade de Illinois, lar de um dos supercomputadores mais poderosos do mundo, conhecido como Blue Waters. Além de energia, a plataforma suporta pesquisas avançadas em campos que vão da física ao estudo de vulcões.

O projeto de pesquisa da ExxonMobil envolveu mais de 22.000 computadores, que juntos possuíam mais de 700.000 processadores. Isso é poder de computação suficiente para executar 1 quadrilhão de cálculos por segundo. O espaço de armazenamento em disco do computador é grande o suficiente para armazenar todos os documentos impressos em todas as bibliotecas do mundo.

A conquista, no entanto, não é apenas sobre a potência bruta do supercomputador, mas também a capacidade de refinar essas máquinas individuais para se comunicar efetivamente umas com as outras e, finalmente, construir os modelos de reservatório com rapidez e precisão.

A inovação acelerará o desenvolvimento de reservas de petróleo e gás que ajudarão a suprir a crescente demanda mundial por energia segura e confiável.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos