A fabricante finlandês de tecnologia de ultima geração Wärtsilä lançará sua plataforma Two-Stroke Future Fuels Conversion de combustíveis sustentáveis durante o primeiro trimestre de 2022. A MSC Shipmanagement desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento desta plataforma que promete descarbonizar a indústria naval.
A plataforma de conversão permitirá a conversão rápida e econômica de motores principais de dois tempos para operar com combustíveis sustentáveis de queima em forma renovável e limpa. O programa de desenvolvimento foi recentemente concluído com testes iniciais de motor bem-sucedidos no laboratório de motores de dois tempos Wärtsilä em Trieste, Itália.
Leia também
Plataforma de conversão da Wärtsilä permitirá que motores da indústria naval possam operar com GNL e outros combustíveis sustentáveis
A Wärtsilä anunciou de forma oficial que lançará comercialmente sua plataforma Two-Stroke Future Fuels Conversion durante o primeiro trimestre de 2022. Esta plataforma de tecnologia de combustão de motor permitirá a conversão de motores principais de dois tempos para operar com combustíveis gasosos como o GNL dentro da indústria naval.
O lançamento do sistema é um passo importante nos esforços da indústria naval para realizar operações de embarque descarbonizadas – de acordo com a Wärtsilä – enquanto o retrofit fácil evitará que os proprietários tenham que enfrentar longos períodos de fretamento sem locação. A conversão de retrofit permitirá inicialmente a operação com o combustível GNL atualmente disponível, com escorregamento “insignificante” de metano do motor.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
O design modular deste conceito fornece uma plataforma que será desenvolvida a fim de permitir a adoção de combustíveis ou misturas de combustíveis alternativos ‘verdes’ quando eles se tornarem disponíveis comercialmente, disse Wärtsilä.
Pacote de conversão da Wärtsilä
O pacote de conversão destina-se a embarcações que operam com motores de dois tempos controlados eletronicamente com furos grandes e menores. Uma característica mundial do conceito é um sistema de suprimento de combustível criogênico, que junto com um novo sistema de injeção fornece desempenho operacional flexível e otimizado em todas as condições, disse Wärtsilä.
O conceito pode ser complementado com o Sistema de Abastecimento de Gás Combustível da Wärtsilä para fornecer uma solução completa pronta para uso. A Wärtsilä não forneceu detalhes técnicos sobre a tecnologia de conversão e não especificou o que constituiria um nível de emissão de metano “insignificante”. Em um anúncio anterior sobre seus futuros motores de GNL, a Wärtsilä disse que tinha como meta um nível de emissão de CH 4 de 1 g / kWh.
Economia comprovada
As emissões de metano dos motores do ciclo Otto de queima única com um motor a diesel podem chegar a 10-40 g/kWh, dependendo da relação ar-combustível e de outros fatores.
O WinGD usou EGR (apelidado de Controle Inteligente por Reciclagem de Escape, iCER) para reduzir o deslizamento de metano de seus motores X-DF bicombustível de baixa pressão.
Os níveis de deslizamento de metano de cerca de 1-1,2 g/kWh foram estimados para a tecnologia WinGD X-DF2.0. Wärtsilä espera que o primeiro projeto de conversão comercial seja concluído em meados de 2023.