Parceria entre o Governo de São Paulo e empresas dos Estados Unidos visa inovação, cooperação internacional e desenvolvimento econômico.
O Governo de São Paulo reafirmou seu compromisso com a internacionalização da economia ao receber, na terça-feira, 8 de abril, uma comitiva de representantes de empresas dos Estados Unidos no Palácio dos Bandeirantes.
O encontro, liderado pelo vice-governador Felicio Ramuth (PSD), teve como foco o fortalecimento de parcerias com o setor privado internacional e contou com o apoio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Estado.
Parcerias internacionais: Governo de São Paulo atrai atenção de gigantes dos Estados Unidos
Durante a reunião, o vice-governador destacou que o Governo de São Paulo está aberto ao diálogo e à cooperação com empresas estrangeiras, especialmente as dos Estados Unidos.
-
Tridente: militares da Argentina e dos EUA planejam exercícios militares em Mar del Plata, Ushuaia e Puerto Belgrano em meio a acordos políticos
-
Donald Trump alertou que “provavelmente haverá um fechamento” do governo dos EUA à meia-noite, o que pode deixar 800 mil servidores sem salário
-
Secretário dos EUA causa polêmica ao citar Brasil como país que precisa de “conserto” no comércio e lista Suíça, Índia e Taiwan entre alvos de Washington
-
EUA ordena quadruplicar produção de armas e mísseis para repor estoques esvaziados e enfrentar crescente ameaça da China no Pacífico
Segundo Ramuth, essas parcerias são estratégicas para promover inovação, gerar empregos de qualidade e atrair investimentos sustentáveis.
O evento integrou a missão comercial promovida pelo Business Council for International Understanding (BCIU), com o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Estados Unidos.
SP mira oportunidades com empresas norte-americanas
Empresas norte-americanas dos setores de tecnologia, farmacêutica e biotecnologia, como Veea Systems, Brains Bioceutical e Organon, participaram da missão.
Os representantes dessas companhias se reuniram com integrantes da InvestSP e de instituições estratégicas do Governo de São Paulo, como o Instituto Butantan e universidades estaduais, identificando oportunidades de colaboração em áreas de interesse mútuo.
Com sede em Nova York desde 2021, o escritório internacional da InvestSP vem desempenhando um papel fundamental na aproximação do Governo de São Paulo com o mercado dos Estados Unidos.
Esse elo tem sido essencial para facilitar o acesso de empresas americanas ao ambiente de negócios paulista.
Estados Unidos se firmam como principal parceiro de São Paulo
Os Estados Unidos são atualmente o principal parceiro comercial do Estado.
Só em 2023, os investimentos diretos norte-americanos no Brasil somaram US$ 357,8 bilhões, sendo que mais de 1.130 empresas dos Estados Unidos operam em São Paulo, gerando mais de 150 mil empregos.
O Governo de São Paulo responde por mais de 20% de todo o comércio bilateral entre os dois países.
Essa articulação reforça o papel do Governo de São Paulo como um hub de inovação e negócios, e consolida os Estados Unidos como um aliado estratégico no desenvolvimento econômico e social do Estado.