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Os motores GM, especialmente os da Família 1 e Família 2, não são só máquinas de engenharia, eles são verdadeiras lendas das estradas brasileiras

Publicado em 23/10/2024 às 00:46
Os motores GM, especialmente os da Família 1 e Família 2, não são só máquinas de engenharia, eles são verdadeiras lendas das estradas brasileiras
Motores GM (Imagem: Reprodução/Veículos e Histórias )

Se você acha que motores são apenas pedaços de metal que fazem o carro andar, prepare-se para mudar de opinião! Os motores GM da Família 1 e Família 2 são verdadeiras lendas que conquistaram não apenas corações, mas também estradas ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Estamos falando de uma história de 45 anos de inovação, confiabilidade e desempenho que transformou a maneira como enxergamos a engenharia automotiva. Parece exagero? Espere até conhecer os detalhes!

Tudo começou nos anos 70, quando a Opel, então parte do grupo General Motors, desenvolveu duas séries de motores GM revolucionários: a Família 1 e Família 2. A Europa, ainda enfrentando os desafios da crise do petróleo, pedia motores mais econômicos e eficientes. A Opel atendeu essa demanda com o motor 13N, um compacto 1.3L com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, lançado em 1979 no Kadett. Esses motores logo chamaram a atenção da Chevrolet do Brasil, que viu neles o futuro de seus veículos.

Desempenho e versatilidade: sucesso imediato dos motores GM

Desde o final dos anos 70, os motores GM da Família 1 e Família 2 equiparam diversos veículos no Brasil, como o lendário Monza, o Kadett e até mesmo a S10, sempre entregando uma combinação de desempenho e durabilidade.

A Família 1 tinha motores menores, como os populares 1.3L e 1.4L, ideais para carros compactos. Já a Família 2 trouxe opções mais robustas, como os 1.8L e 2.0L, que deram fôlego extra aos modelos maiores e esportivos.

No Monza, por exemplo, o motor 1.8 de 86 cavalos lançado em 1983 foi um divisor de águas, resolvendo as reclamações de baixo desempenho das versões anteriores. Com a introdução de câmbios de cinco marchas e motores mais potentes, o modelo tornou-se um dos mais vendidos no Brasil por anos consecutivos.

Família 1 vs. Família 2: semelhanças e diferenças

Os motores GM, especialmente os da Família 1 e Família 2, não são só máquinas de engenharia, eles são verdadeiras lendas das estradas brasileiras

Apesar de ambos os motores GM compartilharem a mesma filosofia de design simples e robusto, algumas diferenças técnicas os distinguem. O Família 1 tinha um bloco menor, com componentes dispostos de forma diferente do Família 2.

Por exemplo, no Família 1, o filtro de óleo ficava do lado do coletor de escape, enquanto no Família 2, ele estava do lado oposto, no coletor de admissão. Essa distinção ajudou a adaptar os motores para diferentes tipos de veículos, otimizando o desempenho conforme as necessidades.

A Família 2, por ser mais reforçada, foi a escolha ideal para modelos maiores e até esportivos, como o esportivo Manta e o sedan Vectra, que chegaram a usar versões turbinadas ou multiválvulas, oferecendo um desempenho superior para os motoristas mais exigentes.

A evolução ao longo dos anos

Esses motores acompanharam a evolução tecnológica da indústria automotiva. Nos anos 90, a Família 1 e Família 2 receberam injeção eletrônica, substituindo os carburadores, o que resultou em mais eficiência e menos emissões de poluentes.

Na Europa, a Opel lançou uma versão 2.0L multiválvulas do Família 2, que chegou a desenvolver 156 cavalos no Kadett GSI. E, para quem queria um toque mais apimentado, o C20XE, desenvolvido em parceria com a Cosworth, colocou os motores da Família 2 no mapa dos esportivos.

Mesmo com a chegada de novas gerações de motores, como a linha Ecotec, a Família 1 continuou viva, equipando modelos como o Onix até meados da última década. Até hoje, a minivan Spin utiliza uma versão modernizada do motor 1.8 da Família 1, mostrando que a simplicidade e confiabilidade continuam sendo preferidas por muitos consumidores.

O legado dos motores GM no Brasil

Não é à toa que os motores GM da Família 1 e Família 2 se tornaram ícones no Brasil. Eles ajudaram a consolidar a imagem de durabilidade e desempenho da Chevrolet no país, conquistando desde motoristas de carros populares até fãs de modelos mais esportivos.

Ao longo de décadas, esses motores provaram que podem ser simples e eficientes, sem comprometer o desempenho, e ainda hoje permanecem como referência em confiabilidade.

Seja na cidade ou na estrada, com gasolina ou etanol, os motores GM da Família 1 e Família 2 seguem rodando, firmes e fortes, impulsionando os carros e as histórias de milhares de brasileiros.

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Bruno Castilho Barreto

Jornalista com foco em petróleo e gás, investimentos e oportunidades no mercado nacional.

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