O contrato da empresa de serviços de aviação com a Equinor servirá de apoio às operações na plataforma offshore da Noruega
O provedor de serviços de aviação offshore Bristow Group firmou um contrato de 4 anos com a empresa estatal de energia Equinor para serviços de busca e salvamento (SAR) em apoio às operações na plataforma continental do sul da Noruega (NCS).
Bristow revelou um prêmio da Equinor nesta quarta-feira, 07, pelo contrato de prestação de serviços de busca e resgate offshore nas plataformas Johan Sverdrup e Statfjord B, ambas localizadas no Mar do Norte da Noruega, na costa oeste da Noruega. O contrato das duas empresas está previsto para começar em 1º de setembro de 2023.
O campo Johan Sverdrup fica localizado na colina de Utsira, no Mar do Norte, cerca de 160 quilômetros a oeste de Stavanger, ao passo que a plataforma Statfjord B fica no campo Statfjord, na área de Tampen, na parte norte do Mar do Norte, na fronteira entre a Noruega e a setores britânicos.
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De acordo com Heidi Wulff Heimark , diretora administrativa da Bristow na Noruega: “Busca e salvamento são um serviço estrategicamente importante para Bristow, e estamos todos extremamente orgulhosos de ser escolhidos para o contrato de operador preferido para serviços SAR para a preparação para emergências da Equinor com helicópteros SAR localizados offshore em Statfjord B e Johan Sverdrup instalações offshore e SAR de backup.”
O provedor de serviços de aviação offshore explicou ainda que o contrato com a Equinor, “uma parte crítica da preparação para emergências na plataforma continental sul da Noruega”, vai ter uma duração de quatro anos e inclui três opções de extensão de um ano para um total potencial de sete anos.
Contrato entre Equinor e Bristow Group offshore prevê atuação de três helicópteros para busca e salvamento
Sob os termos do contrato, três helicópteros S-92 avançados, configurados para busca e salvamento, vão fornecer o serviço de busca e salvamento. A empresa destacou que dois dos helicópteros vão ser baseados nas plataformas da Equinor com um S-92 de backup baseado em terra.
O contrato tem como base o histórico de Bristow offshore ser parceiro de aviação da Equinor por mais de 25 anos, apoiando o NCS tanto para serviço de troca de tripulação quanto para serviços de busca e salvamento. Em julho de 2021, o fornecedor de helicópteros garantiu uma extensão com a Equinor e duas outras empresas de petróleo e gás para serviços de troca de tripulação de transporte aéreo no NCS.
Quando diz respeito às atividades recentes da Bristow, vale a pena destacar que a empresa concluiu um voo para os ativos offshore da BP em dezembro de 2021 usando combustível de aviação sustentável. Na época, a empresa declarou que estava colocando as rodas em movimento para oferecer SAF a todos os futuros clientes como parte de sua estratégia para reduzir sua pegada de carbono.
Equinor, Subsea 7 e Repsol Sinopec Brasil desenvolvem solução para redução de custos e aumento da segurança das operações do pré-sal
A Subsea 7, Equinor e a Repsol Sinopec Brasil, estão desenvolvendo o Projeto Gimbal Joint Riser (GJR) com financiamento da cláusula de obrigação de investimento em P&D, regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O projeto tem objetivos claros e essenciais para o mercado, sendo eles melhorar os custos, expandir a segurança das operações submarinas da indústria de energia e mitigar as emissões de carbono no pré-sal, eliminando componentes necessários aos Steel Lazy Wave Risers (SLWRs).
Nesta nova etapa, o projeto focado no pré-sal avança para a realização de testes nos Laboratório de Ondas e Correntes (LOC) e no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), ambos na UFRJ. O segundo, conta com um dos maiores tanques oceânicos do mundo, com 23 milhões de litros de água e altura semelhante a um prédio de oito andares.
Os laboratórios funcionam para simular o meio ambiente marinho e os fenômenos que acontecem a mais de 2 mil metros no pré-sal. O projeto da Equinor, Subsea 7 e Repsol Sinopec tem como base a inserção de uma junta multiarticulada em uma catenária suspensa. Em outras palavras, o objetivo é inserir um elemento articulado em um riser rígido para que os movimentos dinâmicos gerados pela plataforma sejam absorvidos.