1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Opep anuncia aumento na produção de petróleo para 432 mil barris por dia para expandir oferta do commodity em junho
Tempo de leitura 3 min de leitura

Opep anuncia aumento na produção de petróleo para 432 mil barris por dia para expandir oferta do commodity em junho

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/05/2022 às 07:45
Com uma baixa demanda internacional pelo commodity, a Opep anunciou um aumento na produção de petróleo para 432 mil barris por dia e, com isso, a organização busca elevar a oferta pelo produto e conseguir sobressair o momento atual do mercado global
Foto: narvikk/iStock

Com uma baixa demanda internacional pelo commodity, a Opep anunciou um aumento na produção de petróleo para 432 mil barris por dia e, com isso, a organização busca elevar a oferta pelo produto e conseguir sobressair o momento atual do mercado global

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) anunciou na última quinta-feira, (05/05), um aumento na produção de petróleo no mundo inteiro. A organização agora determinou uma elevação para 432 mil barris por dia pelos países que são associados, devido à baixa demanda internacional pelo produto. Essa é uma estratégia voltada para a expansão na oferta pelo commodity em todo o mercado internacional ao longo do mês de junho.

Países que fazem parte da Opep irão aumentar produção de petróleo para 432 mil barris por dia durante o mês de junho para desviar déficit na demanda do commodity

Durante a reunião de quinta-feira com os países que fazem parte da organização, a Opep anunciou ao mercado global que irá aumentar a produção de petróleo para 432 mil barris por dia no mês de junho. Isso acontecerá como uma forma de contornar a baixa demanda pelo produto e incentivar um aumento na oferta do commodity dentro do mercado internacional, para que as empresas voltem seus olhares para o recurso. 

A organização destacou que a decisão do aumento da produção de petróleo foi tomada após uma grande observação dos “efeitos contínuos de fatores geopolíticos e questões relacionadas à pandemia em andamento”. Quanto a isso, houveram alguns acontecimentos que baixaram a demanda pelo commodity nos últimos meses e a Opep precisa reverter a situação. Esse foi o segundo aumento no ano de 2022, uma vez que a organização já havia aumentado a produção em 432 mil barris por dia, após uma sequência de altas de 400 mil barris por dia nos últimos meses de 2021.

Por fim, a Opep conversou com os países que fazem parte da organização para que haja uma conformidade com a produção e um forte investimento em novos incentivos para o incremento nessa cadeia. Com isso, as nações precisarão manter a estratégia de aumento da oferta do commodity até o fim do próximo mês, seguindo as orientações da Opep. Além disso, a organização anunciou uma próxima reunião para o início do mês de junho para a discussão dos cenários futuros em relação à produção do petróleo e o mercado global. 

Questões geopolíticas internacionais causaram queda na demanda pelo petróleo e aumento da produção do commodity e da oferta poderá reverter situação

O último aumento na produção de petróleo realizado pela Opep já havia sido feito devido ao cenário geopolítico internacional durante o mês de março. Assim, o incremento para 432 mil barris por dia neste mês aconteceu em resposta à demanda chinesa fraca em relação ao commodity. Isso porque o país estava passando por novos lockdowns e fechamento do mercado devido aos problemas internos, mas aos poucos a nação está se recuperando. 

Agora, a decisão de um novo incremento na produção do petróleo aconteceu em razão da proibição feita na última quarta-feira das importações do petróleo russo dentro de seis meses e produtos refinados do commodity até o final do ano. Assim, as sanções econômicas causam ainda mais incertezas dentro da Opep em relação à oferta e à demanda pelo petróleo no mercado global durante os próximos meses do ano.

Assim, embora a organização siga tentando tomar estratégias que revertam a situação, os países que fazem parte da Opep ainda precisam seguir as recomendações à risco para que  a oferta do commodity não continue como o cenário atual. No entanto, o cartel está otimista quanto ao plano de aumento da produção do petróleo no próximo mês.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos