1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Opep anuncia aumento na produção de petróleo para 100 mil barris por dia e preços do combustível no mercado global seguem em queda
Tempo de leitura 3 min de leitura

Opep anuncia aumento na produção de petróleo para 100 mil barris por dia e preços do combustível no mercado global seguem em queda

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 03/08/2022 às 06:07
Atualizado em 29/08/2022 às 23:22
A Opep agora busca alternativas para contornar os altos preços dos combustíveis no mercado global e anunciou um aumento de 50% na produção de petróleo, como forma de garantir um aumento na oferta e uma diminuição nos valores cobrados pelo produto
Foto: Pixabay
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após a pressão dos Estados Unidos e a necessidade de controlar o cenário de instabilidade no mercado global, a Opep concordou em fazer um aumento moderado da produção de petróleo, aproveitando o quadro de queda nos preços do combustível atualmente. 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) concordou, durante uma reunião, em realizar um aumento leve na produção de petróleo mundial com todos os seus membros, após sofrer pressão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quanto à necessidade de controlar o cenário internacional do combustível. E, mesmo com a queda atual nos preços do petróleo, o aumento na produção não terá um efeito significativo nos valores do produto.

Reunião da Opep nesta quarta-feira marca anúncio de aumento na produção internacional do petróleo para 100 mil barris por dia em setembro 

Após sofrer pressão e diversos pedidos dos Estados Unidos e outros gigantes no consumo do combustível, a Opep acaba de anunciar o aumento na produção coletiva para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano. A organização visa assim contornar a situação de instabilidade após os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, iniciados no começo do ano de 2022 e que seguem até o momento impactando o mercado global de combustíveis.

Liderada pela Arábia Saudita, referência na produção do combustível em todo o mundo, a Opep estava sofrendo uma forte pressão depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, disse esperar que Riad ajude a aumentar a oferta global após uma viagem de alto nível ao reino em julho.

Além disso, a organização precisava manter a estabilidade quanto aos conflitos com a Rússia, já que o país produtor do combustível prefere manter os altos preços do petróleo no cenário atual. 

No entanto, durante a sua sexta reunião desde o início dos conflitos geopolíticos na Europa, a Opep anunciou um aumento da produção coletiva de petróleo para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano.

Desde que os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia iniciaram, elevando os preços do petróleo acima de US$ 100 o barril pela primeira vez em oito anos, a organização vem buscando garantir a estabilidade do mercado internacional, e finalmente está conseguindo ver resultados com a queda nos preços do combustível. 

Opep continua expandindo produção de óleo coletiva com seus membros para conter preços do combustível no mercado internacional 

O aumento da produção do petróleo para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano é só mais uma das decisões de expansão nos números anunciada pela Opep nos últimos meses.

A organização concordou em elevar a produção em 648 mil barris por dia em julho e agosto, durante uma reunião no mês de junho e, anteriormente, lançou aumentos mensais de 432 mil barris por dia como parte de um plano para ampliar a produção para níveis pré-pandêmicos.

Esse acordo com os membros finaliza ainda neste mês de agosto, mas alguns países seguem descumprindo as recomendações da Opep para a estabilização do mercado internacional. E, embora a organização esteja ouvindo as solicitações dos EUA e da Europa para tomar medidas que levem à queda dos preços do combustível no mercado global, o impacto ainda se torna mínimo ao consumidor final do produto. 

No entanto, as últimas semanas vêm sendo bastante positivas para o setor de combustíveis, uma vez que os preços do petróleo vêm apresentando uma queda significativa, em razão da flexibilização da economia mundial, abertura comercial de países e aumento na oferta do produto entre as nações que mais exportam o commodity.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos