Prosub entrega o primeiro submarino à Marinha Brasileira. O projeto foi desenvolvido pela Itaguaí Construções Navais (ICN).
As controladas do grupo Novonor, ODT e Naval Group, empresas que formam a Itaguaí Construções Navais (ICN), acabam de entregar o primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) à Marinha brasileira. Chamado de Riachuelo (S40), o equipamento é o primeiro submarino da Marinha Brasileira construído no país com participação de empresas do grupo. O Riachuelo S-40 foi desenvolvido com tecnologias que são resultado de uma parceria entre o Brasil e a França.
Riachuelo S-40 da Itaguaí Construções Navais (ICN) é a entrega mais importante já realizada
O evento aconteceu na última semana e contou com a participação de representantes da maior empresa de engenharia do Brasil e responsável pelo desenvolvimento de toda a infraestrutura que torna o Prosub possível, a OEC.
A cerimônia foi marcada pela assinatura do documento que comemora a chegada do Riachuelo S-40, da Itaguaí Construções Navais (ICN), à Marinha Brasileira. Além disso, também demonstra a conclusão de um calendário rigoroso de testes de aceitação do veículo, no mar e no porto, e o início do período de garantia do equipamento.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Esta é considerada uma das entregas mais importantes já feitas na construção militar naval do Brasil e marca um passo essencial para o desenvolvimento do primeiro Submarino Convencionalmente Armado da Marinha Brasileira movido a Propulsão Nuclear, chamado de Almirante Álvaro Alberto.
Mais de 30 mil empregos são gerados no Prosub
A OEC foi a escolhida para o Prosub à devido sua extensa experiência em projetos de alta complexidade. Um dos grandes obstáculos da engenharia solucionados pela empresa é o desenvolvimento da base naval e do estaleiro, que ocupam uma área de 900 mil projetos quadrados, sendo 750 sobre água.
O acesso ao conjunto é realizado por um túnel escavado em rocha de 850 metros de comprimento. No total, foram gerados 30 mil empregos diretos e indiretos.
OEC se pronuncia sobre a entrega do Riachuelo S-40 à Marinha Brasileira
Segundo o presidente da OEC, Maurício Cruz Lopes, quando for concluído o desenvolvimento do Riachuelo S-40, o Brasil fará parte de um grupo de apenas seis países com capacidade e tecnologia para desenvolver este tipo de equipamento.
Mas apresentar o Riachuelo S-40, da Itaguaí Construções Navais (ICN), já é um grande orgulho e uma indescritível emoção por compor esta grande história.