Ocyan, Brasfels e Magma contratam certificadora para seu sistema de torre de risers híbridos

Ocyan Brasfels Magma Global Risers Hibridos
 

DNV GL  foi contratada para atestar à robustez da solução do CompRiser, materializando um avanço significativo para à Ocyan e suas parceiras neste projeto

A Ocyan avança na busca por verificação independente para o CompRiser®”, sistema de torre de risers híbridos, lançado no ano passado em parceria com a Magma e a BrasFELS. As empresas contrataram a certificadora DNV GL para realizar este trabalho, que teve início em fevereiro.

A verificação da DNV GL é uma chancela independente que busca atestar a robustez da solução do CompRiser®”. Em paralelo, a Magma também está em processo de qualificação do duto de compósito m-pipe® pela Petrobras.

“A DNV GL possui uma norma para o duto de compósito, mas a verificação independente que buscamos é específica para o CompRiser®”, explica Leandro Brusque, gerente de suprimentos da Ocyan.

O trabalho é dividido em duas fases e deverá ser finalizado ainda no primeiro semestre. A primeira etapa envolve a análise de todo o design, incluindo a engenharia do projeto propriamente dita, documentação, processos e material. A segunda é voltada para FMECA (Failure Mode and Effect Cause Analysis – uma forma de documentar de forma organizada e sistêmica os modos de falha e seus efeitos e criticalidade), priorizando a funcionalidade e segurança do sistema.

“A Magma segue desenvolvendo seu programa de qualificação para os campos do pré-sal no Brasil e vemos a chancela da DNV GL ao CompRiser®” como um grande marco para o uso futuro de nossa tecnologia no Brasil e em outros campos em águas profundas”, explica Tony Duncan, Vice-Presidente Executivo da Magma.

“Estamos felizes em fazer parte deste emocionante projeto. A DNV GL possui grande expertise em TCP e sistemas submarinos para aplicações em águas profundas, e a combinação dessa expertise com nossa qualificação tecnológica e verificação independente contribuirá positivamente para a confiabilidade desse promissor desenvolvimento que é o CompRiser®”, afirma Barbara Matos, Chefe de Seção da DNV GL Rio.

CompRiser

O CompRiser®” é um sistema de torre de risers híbridos criado em parceria com a Magma Global para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) usado no CompRiser será o m-pipe®, fabricado pela Magma.

O TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), de grande valor para os sistemas submarinos para as áreas do pré-sal, significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (patente pendente) que permite ao riser ser conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível.

Seu método de fabricação compacto e modular possibilita alto conteúdo local. Adicionalmente o duto é entregue em bobinas e não requer solda, o que simplifica a montagem do bundle, que pode ser realizada em menos de 30 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de embarcações especiais e pouca exposição a condições de mau tempo.

Como uma solução desacoplada, o produto utiliza menos de 20% da carga aplicada pelas outras soluções nas unidades de produção. O resultado desta diferença pode ultrapassar 9.000 toneladas-força por FPSO, condicionado à quantidade de risers do projeto. A redução de peso e carga na operação dos FPSOs é uma demanda constante dos operadores.

No final do ano passado, o BrasFELS, estaleiro brasileiro da Keppel Offshore & Marine, ingressou na parceria iniciada por Ocyan e Magma, devido à sua capacidade fabril instalada e reputação no mercado brasileiro que reduzem ainda mais a avaliação de risco do projeto.



Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.