1. Início
  2. / Indústria
  3. / Obras para construção de navios da Marinha, no estado de Santa Catarina, já tem data para começar
Localização SC Tempo de leitura 3 min de leitura

Obras para construção de navios da Marinha, no estado de Santa Catarina, já tem data para começar

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/07/2021 às 16:11
Construção – navios – Marinha – Santa Catarina
Estaleiro em Itajaí, Santa Catarina/ Fonte: Poder Naval
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A construção de navios da Marinha do Brasil está previsto para começar a partir do ano que vem, no estaleiro localizado em Santa Catarina

Na última terça-feira (27/07), o Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, esteve em Itajaí, no estado de Santa Catarina, em visita às instalações do Estaleiro Brasil Sul – ThyssenKrupp, local onde estarão em construção, a partir de 2022, os navios da Marinha da classe “Tamandaré”.  Veja ainda: Construção naval: Petrobras fecha contrato com a Keppel para a construção do FPSO P-78, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

Detalhes da construção dos navios da Marinha, em Santa Catarina

O Estaleiro Brasil Sul – novo nome do estaleiro Oceana, em Itajaí, que foi adquirido pela alemã Thyssemkrupp – está passando por uma revolução. A estrutura está sendo reformada para receber a construção de quatro navios encomendadas pela Marinha do Brasil, um projeto de R$ 9 bilhões. A primeira embarcação já tem data para começar a sair do papel. As chapas de aço começarão a ser cortadas em abril do ano que vem.

A expectativa é que a construção dos navios gere 2 mil empregos diretos no auge da construção, e até seis mil empregos indiretos. Por enquanto, não foi aberta contratação de funcionários para a linha de produção – mas é comum que pessoas procurem o estaleiro para deixar currículo.

Município se prepara para as obras

Rodrigo Duarte, diretor-presidente da Itajaí Participações – empresa pública de fomento aos negócios em Itajaí – disse que o momento é de busca por parcerias locais, regionais e estaduais para abastecer a construção dos navios.

O município em Santa Catarina ainda prepara infraestrutura para a etapa de construção das fragatas da Marinha. A movimentação de caminhões no entorno do estaleiro, que fica na margem do Rio Itajaí-Açu, deve aumentar consideravelmente. Em dezembro, por exemplo, é prevista a chegada de 200 caminhões carregados de aço para os navios.

Confira também: Construção de novos navios da Marinha, em estaleiros do Rio de Janeiro, pode abrir muitas vagas de empregos

No fim do mês de maio, a Comissão Especial de Indústria Naval e Offshore da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Célia Jordão, se animou com a expectativa de geração de empregos com a construção de fragatas e navios-patrulha para a Marinha nos estaleiros do estado. Tal possibilidade foi discutida durante a durante visita técnica à Emgepron e ao Cluster Tecnológico Naval.

Representantes da empresa pública do Rio de Janeiro, que faz a gestão de projetos de indústria naval, informaram que a Marinha precisa de 12 fragatas. Dessas, quatro já estão em construção no estado de Santa Catarina, com até 40% de contratação de conteúdo local. As demais obras poderão ser trazidas para o Rio de Janeiro, com potencial de geração de empregos no estado.

O diretor-presidente da Emgepron, almirante Edesio Teixeira, diz que tem a capacidade de inteligência e de produção, e que 90% do comércio acontece pelo mar. Segundo ele, trazer essas obras de construção de embarcações da Marinha para o Rio de Janeiro demanda um esforço conjunto entre eles e o Governo do estado. Teixeira diz que a economia do mar é fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, que tem plena condições de se reestruturar para crescer.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos